TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais ideias políticas de Maquiavel e Hobbes

Resenha: As principais ideias políticas de Maquiavel e Hobbes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 2

Principais Idéias políticas de Maquiavel e Hobbes

Maquiavel através de sua obra O Príncipe, percebemos que ele possuía um pensamento voltado de que o governante deveria fazer o necessário para atingir seus objetivos, sendo conduzido de acordo com a situação, sem limites e que mesmo sem qualidades, transparecer ao povo como se tivesse, descon-fiando de todos como rivais, usando a falsidade, de uma forma generalizada mesmo que fosse preciso usar mentiras, armações e assassinatos. Era melhor que o governante fosse temido que amado. Ele afirma através de seus escritos que a política deve se desgarrar da ética, moral e conceitos religiosos, deve se afirmar em si mesma.

Hobbes através de sua obra O Leviatã, defende que o poder provinha de uma força institucionalizada especificamente para o direito positivo e não apenas de um mero fenômeno de força.

Concepção política de Maquiavel e as praticas adotadas pelos políticos do Brasil

A política brasileira de forma predominante, através do individualismo, devido o que cada representante procura alcançar, pode definir que mesmo considerado individual, cada um por si, e quando se unem buscando um resultado mais amplo, mas sem deixar seus próprios ideais, o principal é o poder, o mesmo poder definido por Maquiavel na sua obra “O Príncipe”. Usando se da eficiência e astucia, as próprias regras políticas são fruto da cor-relação de força entre os que disputam o poder, o que interessa é o poder, mesmo que tenha que abrir mão da ética e da moralidade, sem importar com os meios a utilizar para alcançar este.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com