TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Didática Sobre Feudalismo

Por:   •  25/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA: Didática

GRUPO: Carlos, Pedro,

ATIVIDADE EM GRUPOS

Tema: A elaboração de provas

Texto: A Vedete Acadêmica – Paulo Ronca

(RONCA, Paulo Afonso Caruso. A prova operatória. 10.ed. São Paulo: Editora do Instituto Esplan, 1991).

Questões:

  1. “A prova é o centro da vida na comunidade escolar, espécie de vedete acadêmica, ao redor do qual gira um arsenal de preparativos, pessoas e coisas”. (RONCA, 1991, p.15). De acordo com Ronca (1991) a proposta de modificação da prova, transita, necessária e profundamente, pela modificação da Filosofia da Educação, DEVENDO o professor:

  1. modificar a sua prática, abolindo a prova.
  2. reconhecer a prova como instrumento mais eficaz que a autoavaliação e o portfólio.
  3. valorizar a prova colocando-a no centro das atenções.
  4. alterar a maneira como encara sua relação com os alunos, com o conhecimento e com a aprendizagem.
  1. Ao utilizar o termo “operatória” o autor defende a ideia de uma prova inteligente, que estimule o aluno a pensar. Nesta direção explicita as múltiplas dimensões de uma prova operatória, quais sejam: relação coloquial, relação aluno-mundo, relação com o ler; relação com o escrever. Descrevam cada dimensão.

Na relação coloquial é necessário pensarmos nas congruências que existem entre estabelecer uma relação de dialogo com o aluno e com sua realidade, e assim motivando-o, o tornando mais propenso a responder a questão que está sendo proposta. Prosseguindo para a relação aluno-mundo, ou seja, que trará a proposição de apresentar questões que interajam com as relações e visões de mundo do aluno, tornando-o mais engajado em refletir essas questões, que, porventura acontecem no seu cotidiano social, na maioria das vezes. Ao abordarmos a relação com o ler do aluno, evidentemente, incentiva-lo à leitura, colocando nas avaliações características que possam possibilitar esse incentivo. Elementos como textos que possibilitem a resposta das questões e/ou as informações necessárias para começar entender o problema apontado na questão, portanto, levando o aluno a investigar, na leitura, as soluções dos problemas propostos pelas perguntas. Por último, temos a relação com o escrever, que está também muito relacionado com o incentivo da escrita, que poderá ser trazido em forma de possibilitar aos alunos a oportunidade de escrever, que está relacionado, quase que intrinsecamente, com a leitura e interpretação. Podemos então trabalhar com redações após leituras, como textos base, sobre disciplinas especificas, temáticas contemporâneas, etc, e ou ainda continuação de narrativa de um texto, podendo-se utilizar para tal texto, uma linguagem, verbal, não verbal ou mista, de maneira a possibilitar, mais adequadamente a relação do aluno com o escrever.

  1. Com base nas orientações apresentadas pelo autor, escolham um conteúdo do ensino (na sua área de formação) e elaborem uma “questão operatória”.
  • LEIA O TEXTO E A CHARGE ABAIXO PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES SEGUINTES:

Entendendo o patrimônio cultural

patrimônio cultural é todo objeto material (como prédios e monumentos) e imaterial (como festas religiosas e tradições culinárias) que faz parte da cultura de um povo. Ele é escolhido para que possa ser preservado. Em nosso país, a conservação dos patrimônios culturais é feita por uma instituição chamada IPHAN. Todos nós gostamos de nos lembrar de bons momentos que vivemos no passado, seja com nossos pais e irmãos, seja com primos e amigos. Isso é algo normal e faz parte de nossa vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (506.7 Kb)   docx (584.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com