TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autonomia em Educação

Tese: Autonomia em Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Tese  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 2

utonomia é uma palavra vinda do grego que designa lei, e ao mesmo tempo, território. No inglês o termo é devolution ou home rule. Em Ciência política, é a qualidade de um território ou organização de estabelecer com liberdade suas próprias leis ou normas. O conceito difere da soberania, uma vez que um Estado soberano tem plenos poderes sobre si próprio, em termos de representação diplomática internacional, enquanto na autonomia os poderes não são plenos.

"Autonomia local" é o direito e a capacidade efectiva de as autarquias locais regulamentarem e gerirem, nos termos da lei, sob sua responsabilidade e no interesse das respectivas populações, uma parte importante dos assuntos públicos.

O termo "autonomia" é usado para indicar a concessão de poder por parte de um governo central em favor de um governo em nível regional ou local, segundo o princípio da subsidiariedade, ou por, na época do Antigo regime, fazer a passagem da sucessão de um território a um herdeiro legítimo.

Muitas vezes os poderes autônomos são temporários e permanecem em última análise ao governo central. Os sistemas federais diferem o poder e as funções das entidades federais sob garantia da observância da Constituição ou das normas de âmbito constitucional.Filosoficamente, o conceito de autonomia confunde-se com o de liberdade, consistindo na qualidade de um indivíduo de tomar suas as próprias decisões, com base na razão. No qual o indivíduo nao é condicionado a "agir", mas sim impulsionado por uma auto exigiencia. Para informaçoes neste assunto o filosofo Imanuel Kant relaciona o quanto, a palavra dever é utilizada na filosofia e como ela "ofusca" a noçao de liberdade, mas basta apenas pensar que as coisas se fazem,"por dever ou com dever". "Servir-se da sua própria razão é ser autónomo e, portanto, livre. Immanuel Kant"

Autonomia em Educação[editar | editar código-fonte]

Em educação, o termo autonomia está ligado à condição do aprendente de organizar seus próprios estudos, buscando fontes de informação e conhecimento, e construindo um saber ligado aos seus próprios objetivos. Em educação à distância, o termo autonomia é usado para evidenciar a independência do aluno em relação aos professores. Há uma liberdade na escolha dos caminhos e alvos da educação, o que significa também uma responsabilidade maior por parte do aprendiz.

Autonomia Sistemas Espaciais[editar | editar código-fonte]

Autonomia, é uma característica de uso cada vez mais frequente na exploração espacial, com dois objetivos:

Precisão e continuidade nas operações:

exemplo - várias espaçonaves voando em formação ajustam suas posições relativas de uma forma muito mais precisa e complexa

Redução de custo:

exemplo - detecção de falhas e recuperação dessas falhas usando o sistema da própria espaçonave, sem envolvimento da estação terrestre, diminuem o tempo de uso dos links de comunicação reduzindo custos operacionais.

Ver Robótica

Ver Cibernética

Ver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com