TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava desenvolvimento

Por:   •  4/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

  [pic 1]  [pic 2]      ESP-MAT

                           PÓS-GRADUAÇÃO

                    MODALIDADE A DISTÂNCIA

Metodologia de Pesquisa em Matemática

Polo – Três de Maio

Aluna: Maria Conceição da Silva dos santos

Tarefa 1

Teorias da aprendizagem, a matemática e o ser professor.

Ao se tornar professor de matemática percebe-se que não basta apenas ter os conhecimentos relacionados aos conteúdos matemáticos, mas é preciso entender como e quais os caminhos que as crianças trilham para construir estes mesmos conhecimentos, pois só torno-me um professor excelente se os meus alunos também o forem e para isso é necessário que os mesmos entendam, aprendam e encorajem-se em ser constantes pesquisadores e construtores dos próprios desafios na construção da aprendizagem.

Seguindo este pensamento a Psicologia tem um papel de suma importância juntamente com as teorias da aprendizagem, pois estas nos ajudam a entender o caminho que as informações percorrem nos cinco sentidos de uma criança e como ela reelabora e processa os conceitos adquiridos. Desta forma analisando a essência das duas principais teorias da aprendizagem (Teoria de Liev Vygotsky e Teoria de Jean Piaget), vejo muitas possibilidades para repensar e melhorar a minha prática como educadora, como orientadora da construção dos conhecimentos matemáticos.

 No contexto da teoria de Vygotsky, o educador é visto como mediador do processo de ensino-aprendizagem, que possibilita o acesso às relações da matemática onde o ensino leva em conta a realidade, que pode ser dado por meio de estratégias que permitam ao aluno reutilizar os conceitos adquiridos ao longo de sua existência, ou seja, às relações diretas com a realidade, como jogos e resolução de problemas, possibilitando discussões e questões desafiadoras. Esta teoria parte do pressuposto de que a criança é um ser social desde o seu nascimento e se forem propiciadas condições adequadas de vida e de educação desde este momento, ela será capaz de desenvolver seu pensamento, sentimentos, hábitos morais e sua personalidade.

No contexto da teoria de Piaget, a sala de aula precisa criar condições para que o aluno possa construir o seu conhecimento e não apenas receber uma transmissão de conteúdos prontos, ou seja, nessa perspectiva, a matemática é constituída a partir de ações sobre as coisas, sendo o aluno o próprio agente de sua aprendizagem. O conhecimento, para Piaget, é uma construção continua, a partir do nascimento, havendo continuidade entre os quatro estágios de desenvolvimento cognitivo (Sensório-motor; Intuitivo; Operatório e Lógico-formal) pelos quais todos os indivíduos passam, sem pular nenhum.

Na minha visão, ambas as teorias se complementam, pois cada uma em si traz o aluno como o elemento central da aprendizagem, fazendo com que repensamos nossa prática e possamos criar condições para tornar as aprendizagens mais prazerosas e fazer com que o aluno adquira uma noção sobre o real sentido de estudar a matemática.

Dentro do campo matemático isso se torna importante, pois como precisamos formar sujeitos ativos para o mundo, ou para o mercado de trabalho precisamos saber ensinar uma matemática voltada para realidade, ligada com o dia-a-dia da população. Uma matemática que valorize o conhecimento trazido de casa pelo aluno, e fazendo uma ligação com Piaget, mas sempre respeitado o tempo de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (104.3 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com