TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Por:   •  14/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  3.386 Palavras (14 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

NOME

DESENVOLVENDO PESSOAS

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

ABRIL/2016

NOME

DESENVOLVENDO PESSOAS

Trabalho apresentado ao professor da disciplina de Gestão de Recursos Humanos, afim de obtenção de nota parcial do 1º bimestre do curso de Administração da Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Cachoeiro de Itapemirim.

Professor: Cleben Garcia

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

ABRIL/2016

Sumário

INTRODUÇÃO        3

PORQUE DESENVOLVER PESSOAS?        4

MUDANÇA ORGANIZACIONAL        4

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL        5

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL        5

TREINAMENTO DE PESSOAS        6

PROCESSO DE TREINAMENTO        9

 MÉTODOS DE LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE TREINAMENTO        9

MÉTODOS E TÉCNICAS DE TREINAMENTO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS        11

CONCLUSÃO        16

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

INTRODUÇÃO

        Com a abertura de novos mercados e o mundo cada vez mais globalizado  traz consigo o aumento da concorrência nas organizações, dependendo assim  de produtos e serviços cada vez melhores e profissionais mais capacitados. Isso exige das pessoas profissionalmente mais conhecimento, habilidades, atitudes e flexibilidades. Com a dificuldade de encontrar profissionais no mercado as organizações tem optado em treinar e desenvolver seus colaboradores conforme a cultura da organização.

PORQUE DESENVOLVER PESSOAS?

        Ninguém nasce pronto e ninguém nunca está pronto, precisamos buscar conhecimento continuo pois todos os dias somos surpreendidos com algo novo; e o conhecimento funciona como combustível que nos faz avançar.

        O desenvolvimento de pessoas pode ser considerado um desenvolvimento da organização, pois pessoas bem treinadas proporcionam um auto índice de produtividade e elevado grau de satisfação.

        Para gerar melhorias dentro de uma organização o líder deve investir em treinamentos para seus subordinados, formando profissionais capacitados e independentes; com isso a organização atinge suas metas e os funcionários também se sentirão satisfeitos e motivados.

        Desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação, para que aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e sobre tudo se tornem mais eficientes no que fazem. É sobre tudo dar-lhes principalmente formação para que aprendam novas atitudes, ideias, conceitos que modifiquem seus hábitos e comportamento e se tornem mais eficazes naquilo que fazem. Formar é muito mais que informar, pois se trata de um enriquecimento da pessoa humana.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

        A mudança organizacional é a inovação das organizações de hoje. A mudança está em toda parte: nas organizações, nas pessoas, nos clientes nos produtos e serviços na tecnologia no tempo e no clima. A mudança envolve transformação, interrupção. perturbação,ruptura, desempenho da intensidade.

Estão associados a um processo de três etapas:

Descongelamento: Significa abandonar as velhas ideias e velhos pensamentos. Sair do padrão atual para o novo padrão, se não houver descongelamento, a tendência será o retorno ao padrão habitual de comportamento, descongelamento significa percepção da necessidade de mudança.

Mudança: É um momento em que novas ideias são colocadas em praticas, ocorre quando a descoberta e adoção de novas atitudes, valores e comportamentos.

Recongelamento: É a etapa final em que as novas ideias e praticas são incorporadas definitivamente no comportamento. Significa que o padrão aprendido foi incorporado a pratica atual e passa ser a nova maneira que a pessoa adota no seu comportamento.

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

        E uns esforços de longo prazo no sentido de melhorar os processos de resolução dos problemas de renovação organizacional a partir de um eficaz diagnosticam na cultura organizacional, com ênfase nas equipes formais de trabalho. E a aplicação do conhecimento das ciências comportamentais a melhorar a capacidade da organização de confrontar-se com as mudanças no ambiente externo e aumentar suas habilidades nas soluções de problemas.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Diagnóstico: Identificação do problema

Através do contato com os dirigentes da organização, são identificados os problemas e as expectativas com relação à resolução dos mesmos. 

Na sequencia, se inicia a fase de levantamento. 

O objetivo da etapa de diagnóstico é fornecer uma situação inicial da organização.

Intervenção: A intervenção consiste em um conjunto de atividades previstas para os grupos-alvo. 

O sucesso da intervenção depende do acerto da escolha da estratégia. 

As atividades de intervenção compreendem também o processo de conscientização e fixação de valores que devem permear todo processo.

Controle e Avaliação dos Resultados

A avaliação é a última etapa de um ciclo e início de outro. 

Consiste em comparar o desempenho antes e depois do processo de mudança. Alguns aspectos considerados:

Rotatividade de pessoal - Horas trabalhadas Produtividade – Custos - Perdas e desperdícios - Horas de trabalho - Lucratividade - Posição no mercado

Melhorias da qualidade proporciona consequências como :

1.Mudanças do ambiente dos funcionários

Pessoas mais educadas, capacidades e desejo nas tomadas de decisões , torna o trabalho mais agradável, aumento da importância dos fatores ambientais.

2. Mudanças no ambiente dos clientes/ consumidores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (180.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com