TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Ensaios: Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  1.820 Visualizações

Página 1 de 2

a) Valor 0,5 ponto - Após assistir ao Vídeo - O Papel da Avaliação na Aprendizagem, fazer a leitura atenta do texto de Saul (2001) e participar do fórum não avaliativo, escreva um texto de sua autoria (100 a 150 palavras) contendo suas ideias sobre esses assuntos discutidos no fórum.

b) Valor 0,5 ponto - Escreva um texto de sua autoria (100 a 150 palavras) explicitando o que é avaliar para você, como você era avaliado (a) quando cursava o Ensino Fundamental e/ou Médio e como avalia atualmente seus alunos. Caso não seja docente, escreva como você avaliaria os alunos, se os tivesse.

Quando um professor fala em avaliação muitos alunos ficam com medo e apreensivos quanto ao que vai ser cobrado na prova, pois esse é um momento muito tenso e de muita pressão para os alunos.

A avaliação é um processo natural que acontece para que o professor tenha uma noção dos conteúdos assimilados pelos alunos, bem como saber se as metodologias de ensino adotadas por ele estão surtindo efeito na aprendizagem dos alunos. Há muito tempo atrás avaliar significava apenas aplicar provas, dar uma nota e classificar os alunos em aprovados e reprovados. Ainda hoje existem alguns professores que acreditam que avaliar consiste somente nesse processo. Contudo, essa visão aos poucos está sendo modificada.

Avaliação não deve ser somente o momento da realização das provas e testes, mas um processo contínuo e que ocorre dia após dia, visando a correção de erros e encaminhando o aluno para aquisição dos objetivos previstos. Nesse sentido, a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e motivação para o processo de ensino-aprendizagem. A avaliação é um processo atualmente entendido não só como o resultado dos testes e provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam.

Existem inúmeras técnicas avaliativas como, por exemplo, a prova de consulta, trabalhos e pesquisas, resolução de soluções problemas, entre muitas outras técnicas, as quais permitem ao professor avaliar o desempenho dos alunos e fugir da tradicional prova escrita, essas técnicas apresentam algumas características como:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com