TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação

Artigo: Avaliação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 2.

“E ainda hoje em dia, outra coisa não fazem ali senão despedaçar, matar, afligir, atormentar e destruir esse povo”. (LAS CASAS, 1985. P. 27).

Las Casas, em seu livro intitulado de “Paraíso Destruído” nesta passagem ao iniciar a introdução, deixa nítido seu posicionamento em relação ao modo como que os espanhóis trataram os nativos americanos que na América habitavam antes da chegada dos colonizadores, e assim como Todorov e Neruda, constrói as narrativas de um colonizador (espanhóis), cruel, que dizimou desumanamente aqueles povos primeiros da América.

Las Casas se opõe em favor dos índios e contra as atitudes sangrentas dos espanhóis colonizadores. Constrói a imagem do índio, inocente, sem representação de perigo e de fácil dominação. Repara-se ainda, na seguinte passagem o espírito cristão, pelo qual o frade os descreve, alegando que Deus os criou sem maldade e sem malícias:

“Deus criou todas essas gentes infinitas, de todas as espécies, mui simples, sem finura, sem astúcia, sem malícia, mui obedientes e mui fiéis a seus Senhores naturais e aos espanhóis a que servem; mui humildes, mui pacientes, mui pacíficas e amantes da paz, sem contendas, sem perturbações, sem querelas, sem questões, sem ira, sem ódio e de forma alguma desejosos de vingança”. (LAS CASAS, 1985. P. 27)

Como vimos, a descrição do frade em relação aos nativos, é de obediência, tanto para com seus senhores naturais, como o próprio autor usa, referindo aos superiores da tribo, tanto para com os espanhóis que o dominaram. O autor descreve como aconteceu a sangrenta colonização espanhola nos territórios da América Central, do Norte e grande parte da América do Sul. Ao contrário dos nativos, descritos cheio de virtudes e paz, Las Casas, faz uso das seguintes falas para descrição dos colonizadores espanhóis: “Os espanhóis se arremessaram no mesmo instante em que conheceram; e como lobos, como leões e tigres cruéis, há muito tempo esfaimados [...]” (LAS CASAS, 1895. P. 28).

A justificativa apresentada por Las Casas, para essa matança foi uma única finalidade, ouro. A Espanha queria enriquecer-se de forma rápida e se para isso fosse necessário matar esses povos nativos, matariam, e assim o fizeram. O livro carrega em si, memórias do frade, em que os nativos foram cruelmente perseguidos e assassinados e nos apresenta uma “lei”, criada pelos espanhóis, observada na seguinte passagem: “Esses cães faziam grandes matanças e como por vezes os índios matavam algum, os espanhóis, fizeram uma lei entre eles, segundo a qual por um espanhol morto faziam morrer cem índios”. (LAS CASAS, 1985. P. 33). Neste relato, por mais vezes faz-se perceber a descrição da colonização sangrenta dos espanhóis na América.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com