TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação No Ensino Fundamental

Dissertações: Avaliação No Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 7

Avaliação no ensino fundamental

A avaliação é um instrumento fundamental para fornecer informações sobre como está se realizando o processo ensino-aprendizagem como tudo- tanto para o professor e a equipe escolar conhecer e analisarem os resultados de seu trabalho, como para o aluno verificar seu desempenho-, e não simplesmente focalizar o aluno, seu desempenho cognitivo e o acúmulo de conteúdos para classifica-lo em “aprovado’’ ou “reprovado’’.

Além disso, ela deve ser essencialmente formativa, na medida em que cabe a avaliação subsidiar o trabalho pedagógico, redirecionado o processo ensino-aprendizagem para sanar dificuldades, aperfeiçoando-o constantemente. A avaliação vista como diagnóstico contínuo e dinâmico torna-se um instrumento fundamental para repensar e reformar os métodos, os procedimentos e as estratégias de ensino, para que realmente o aluno aprenda.

Nessa perspectiva, a avaliação deixa de ter o caráter classificatório de simplesmente aferir acúmulo de conhecimento para promover ou reter o aluno. Ela deve ser entendida pelo professor como processo de acompanhamento e compreensão dos avanços, dos limites e das dificuldades dos alunos para atingir os objetivos da atividade de que participam.

Assim, o objetivo da avaliação é diagnosticar como está se dando o processo ensino-aprendizagem e coletar informações para corrigir possíveis distorções observadas nele. Por exemplo, se os resultados da avaliação não foram satisfatórios, é preciso buscar as causas. Pode ser que os objetivos tenham sido superdimensionados ou que o problema esteja no conteúdo, na metodologia de ensino, nos matérias instrucionais, na própria forma de avaliar ou em algum outro aspecto. O importante é determinar os fatores do insucesso e reorientar as ações para sanar ou minimizar as causas e promover a aprendizagem do aluno.

Em resumo, avalia-se para identificar o problema e os avanços e redimensionar a ação educativa, visando o sucesso escolar.

O que e quando avaliar

Iniciando os aspectos globais do processo ensina-aprendizagem, a avaliação oferece informações sobre os objetivos, os métodos, os conteúdos, o material pedagógico, sobre próprios procedimentos de avaliação – se houve ou não crescimento envolvimento do aluno em todo o processo, ou até mudanças de suas atitudes. Enfim, não procede mais pensar que o único avaliado é o aluno e seu desempenho cognitivo.

A ação avaliativa deve ser continua, e não circunstancial reveladora de todo o processo, e não apenas do seu produto. E esse processo continuo servepara constatar o que está sendo construído e assimilando pelo aluno e o que está em via de construção. Cumpre também o papel de identificar dificuldades para que sejam programadas atividades diversificadas de recuperação ao longo do ano letivo de modo que se acumule e se solidifiquem.

Devendo ser contínua e processual, a avaliação não pode simplesmente definir pela aprovação ou recuperação. A avaliação final representa um diagnóstico global do processo vivido-que servirá para o planejamento e a organização do próximo ano (ou ciclo). Todavia, pode ocorrer que algum aluno não consiga um desenvolvimento equilibrado em todas as dimensões da formação apropriada aquele ano (ou ciclo), dificultando a interação com sua turma de referência. A decisão da convivência ou não de mantê-lo mais uma vez naquele ano (ou ciclo )deve ser coletiva, da equipe escolar, e não apenas de um professor. Levam-se em conta, nesse caso, o desempenho global do aluno e a pluralidade de dimensões que estão em jogo, como os benefícios da manutenção do aluno com seus pares para a socialização e o desenvolvimento equilibrado de habilidades, vivências e convivências. A permanência de algum aluno no ano (ou ciclo)por mais um ano deve ser considerada uma situação excepcional e, de modo algum, uma prática escolar habitual.

Instrumentos de avaliação

O que tem sido feito usualmente é a verificação do aproveitamento do aluno apenas por meio de procedimentos formais, isto é, pela aplicação de provas escritas no final do mês ou bimestre. É visto que só isso não afere todos os progressos que o aluno alcançou, como: mudanças de atitudes, envolvimentos e crescimento no processo ensino-aprendizagem, avanços na capacidade de expressão oral ou na habilidades de manipular material pedagógico descobrindo suas características e propriedades, etc. por isso sugerem-se vários tipos de instrumentos de avaliação, relacionados a seguir.

Observação e registro

Ao se avaliar o desempenho global do aluno, é preciso considerar os dados obtidos continuamente pelo professor a partir de observações que levem em conta os aspectos anteriormente e outros que possam traduzir seu aproveitamento.

Esse acompanhamento das atividades no dia-a-dia dos alunos é muito valioso, especialmente nas aulas que dão oportunidades de participação, nas quais o aluno pergunte, emite opiniões, formula hipóteses, constrói novos conceitos e busca novas informações. Além disso, é possível observar nas atitudes dos alunos a responsabilidade, a cooperação, a organização e outros modos de agir.

Em suma, a observação permite ao professor obter informações sobre as habilidades cognitivas, as atitudes e os procedimentosdos alunos, em situações naturais e espontâneas.

O processo de observação deve ser acompanhado de cuidadoso registro, a partir de objetivos propostos e critérios bem definidos.

Provas, testes e trabalhos

Esses instrumentos de avaliação não devem ser utilizados como sanção, punição ou apenas para ajudar valores. Devem, sim ser, encarados como oportunidades para perceber os avanços ou dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo discutido. Para isso, sua formação deve se fundamentar em questões de compressão e raciocínio, e não de memorização ou mecanização.

É interessante arquivar todos os trabalhos dos alunos em pastas individuais para que eles verifiquem, periodicamente, quantos evoluíram.

Entrevistas e conversas informais

É extremamente importantes que o professor estabeleça canais de comunicação entre ele e os alunos para que possa ouvir o que eles tem a dizer sobre o possa ouvir o que eles têm a dizer sobre o processo de aprendizagem e perceber o que e como estão aprendendo. Isso pode ser feito individualmente, em pequenos grupos ou em conversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com