TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bairro Garcia - Salvador-

Artigo: Bairro Garcia - Salvador-. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

Podemos afirmar que o Garcia é um dos mais tradicionais e antigos bairros da cidade de Salvador. Sua criação se deu a partir de uma fazenda, cujo proprietário poderia ser o português Manoel Correia Garcia ou o Conde D’Avila, senhor de um dos maiores latifúndios do Brasil. Aos poucos, o Garcia foi deixando de ser fazenda para se tornar efetivamente um bairro da cidade.

O termo "Fazenda Garcia" é utilizado, atualmente, para denominar a porção do fim de linha do bairro que hoje em dia apresenta uma moradia bastante movimentada por estar no centro da cidade. O Garcia foi batizado assim devido à presença, antigamente, da fazenda do Conde Garcia D’Avila e a porteira ficava na área do atual colégio Edgar Santos.

O bairro nasceu na Rua Prediliano Pita, local onde estava instalada essa fazenda que tinha o mesmo nome, Garcia. Os empregados do fazendeiro começaram a construir casas em torno da fazenda e com o tempo foram aparecendo mais residências com hortas e roças para seus moradores. A partir dessas residências feitas pelos trabalhadores da fazenda, após muito tempo é que o local passou a ser efetivado.

Situado em área central da cidade, o bairro do Garcia, atualmente, abriga muitos estabelecimentos importantes que servem como referência na região como os dois tradicionais colégios de Salvador, O Colégio Antônio Vieira, Colégio 2 de Julho, ambos de tradição religiosa e origem privada e o Teatro Castro Alves.

COLÉGIO ANTÔNIO VIEIRA

O Colégio Antônio Vieira é uma obra da Companhia de Jesus, ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola, no século XVI. Sua fundação, em 15 de março de 1911, é parte das realizações empreendidas pela missão jesuíta que desembarcou em Salvador no início do século XX. Para patrono, o Colégio homenageou Antônio Vieira, famoso padre jesuíta.

A primeira sede, situada na Rua do Sodré (onde funciona atualmente o Colégio Estadual Ipiranga), contou com apenas 7 alunos em sua aula inaugural, mas, a turma foi aumentando, chegando ao final do período letivo com 70 estudantes. Desde então, vem se desenvolvendo e tornando-se cada dia mais, referência importante na região.

COLÉGIO 2 DE JULHO

Podemos dizer que no dia 18 de outubro de 1924, inicia-se a história do Colégio Dois de Julho, pois nesta data desembarcaram em Salvador o casal Peter Garret Baker (pastor da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos) e Irene Hight Backer (professora ). Ambos estavam, através da educação, iniciando uma bela missão em terras brasileiras. O sonho teve segmento em 1926, quando o casal criou uma "escolinha" nas imediações do Dique do Tororó, para dar atendimento, gratuito, às crianças pobres da região.

No ano de 1938 a missão presbiteriana norte-americana adquiriu o Palácio Conde dos Arcos, no bairro Garcia, local onde o colégio funciona até a presente data.

TEATRO CASTRO ALVES

O Teatro Castro Alves foi criado para ser um dos palcos mais importantes do Brasil, sendo resultado de uma antiga reivindicação da classe artística baiana. Sua construção foi iniciada no governo de Antônio Balbino, sendo entregue à população em 1958, no dia 2 de julho. Sua inauguração estava prevista para o dia 14 de julho, mas na madrugada do dia 9, o TCA pegou fogo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com