TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARTOGRAFIA NÃO ALEATÓRIA NO BAIRRO DO BARBALHO, SALVADOR - BA

Artigo: CARTOGRAFIA NÃO ALEATÓRIA NO BAIRRO DO BARBALHO, SALVADOR - BA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  2.581 Palavras (11 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. PROJETO DE PESQUISA

2.1 TEMA

2.2 OBJETIVO

2.3 JUSTIFICATIVA

3. HISTÓRICO

4. KEVIN LYNCH

4.1. VIAS

4.2. LIMITES

4.3. PONTOS NODAIS

4.4. MARCOS VISUAIS

4.5 BAIRROS

5. GORDON CULLEN

5.1. PONTOS FOCAIS

5.2 LINHAS DE FORÇA

5.3. ELEMENTOS MARCANTES

5.4. CONTINUIDADE

5.5. BARREIRAS VISUAIS

5.6. CONFLITOS VISUAIS

5.7. TEMPO E ESPAÇO

5.8. CONFINAMENTO

5.9 CROQUI

6. ENQUADRAMENTO

7. ANÁLISE VISUAL DO BAIRRO

8. METODOLOGIA

9. CONCLUSÃO

10. REFERÊNCIAS

1. INTRODUÇÃO

O trabalho consiste no estudo da fisionomia dos elementos visuais do bairro do Barbalho, Salvador - BA, e o modo como se relaciona com as pessoas. Para a realização do mesmo, foram utilizados os livros "Paisagem Urbana" de Gordon Cullen e "A imagem da Cidade" de Kevin Lynch.

Através de análise das atividades realizadas pelos autores, exemplificados por meio de recursos visuais e suas aplicações nos bairros, facilitou para o desenvolvimento do nosso conhecimento na elaboração do trabalho.

Tomando como base os elementos propostos pelos autores, foi possível desenvolver cartografias que descrevem as principais características dos bairros em questão. Todas as cartografias desenvolvidas colaboraram para que o grupo adquirisse conhecimentos extras, através de recursos visuais.

2. PROJETO DE PESQUISA

2.1 TEMA

Cartografia não aleatória no bairro do Barbalho, Salvador - BA.

2.2 OBJETIVO

Este trabalho tem como objetivo elaborar uma cartografia não aleatória a partir das categorias e analises de Kevin Lynch e Gordon Cullen. Isso faz com que tenhamos uma visão mais detalhada da região, analisando diversos aspectos como os marcos históricos; a sua organização espacial; suas transformações históricas; seus problemas entre outros que dão identidade aos bairros.

2.3 JUSTIFICATIVA

A partir dessa cartografia não aleatória, é possível propor a modificação dos espaços urbanos. Nós como arquitetos modificamos constantemente estes espaços, assim, antes de fazer qualquer alteração podemos analisar cuidadosamente esses critérios embasados nos conceitos de Kevin Lynch e Gordon Cullen.

HISTÓRICO – BARBALHO

O Barbalho é um tradicional bairro de classe média localizado no Centro da cidade de Salvador, na Bahia, no Brasil. O nome do bairro vem das terras que, antigamente, pertenciam a Luiz Barbalho Bezerra. O bairro tem localização estratégica central em Salvador e tem, como bairros vizinhos, os bairros de Nazaré e Santo Antônio Além do Carmo.

O Barbalho, não o bairro em si, mas o forte é uma das localidades mais antigas de Salvador - extra muros. É quase do mesmo tempo do forte Santo Antônio. Ele é de antes de 1638.

Estranhamente, após a construção do Forte do Barbalho não se fez mais nada no largo em frente que nem ocorreu no Largo de Santo Antônio, onde se construiu uma igreja e se fizeram belas casas. Ficou um descampado imenso que ia até as ribanceiras das Quintas á sua direita; a esquerda, chegava-se ao Quintandinha do Capim; e em frente, descia pelo atual Jardim Esperança e Bairro Novo do Barbalho até os baixios da Rua da Vala, hoje Baixa dos Sapateiros e 7 Portas.

Normalmente, nesses casos, naquele tempo, se construía belas residências em torno do largo, mas por qualquer razão que ainda não encontramos explicação, a burguesia não se fez presente. E o largo se tornou campo de futebol, espaço para circo e parque de diversões, até que em 1931 se construiu o estabelecimento de ensino: o Instituto Normal da Bahia, também chamado Instituto Isaias Alves, no qual entre outras personalidades estudou Irmã Dulce.

-LOCALIZAÇÃO

FIgura 1 - Mapa do bairro do Barbalho/Fonte: Google Maps

4. KEVIN LYNCH

Kevin Andrew Lynch (1918, Chicago, Illinois - 1984. Martha's Vineyard, Massachusetts, EUA) é um dos grandes autores do Urbanismo, responsável por uma das obras mais famosas e mais influentes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com