TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Belle Epoque

Artigo: Belle Epoque. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Neste trabalho eu vou falar um pouco sobre a Belle Époque, período este que aconteceu na Europa no final do século XIX, também sobre a Belle Époque no Brasil e sobre a cultura de massas, o surgimento de inovações tecnológicas como o cinema, o automóvel, entre outros, que originaram novos modos de vida e de pensamento com repercussões práticas no cotidiano.

Vou tentar esclarecer para vocês estes três quesitos, é um assunto muito interessante para quem gosta de modernizações, também sobre a moda da época das mulheres, arquitetura, entre várias outras mudanças que ocorreram durante a Belle Époque.

1 BELLE ÉPOQUE

A Franca, a partir de 1814, após a derrota final de Napoleão, encontrou sua estabilidade sendo governada por Louis-Ohilipe, um monarca constitucional. Em função da estabilidade francesa, a Europa também ingressou numa era de paz, desenvolvendo-se em todos os setores. O mundo quedava-se fascinado com o avanço tecnológico europeu impulsionando a expansão do capitalismo mundial.

Em 1855, um novo processo da fabricação de aço, permitiu sua utilização em escala industrial; a pesquisa sobre o eletro-magnetismo levou a possibilidade de aproveitamento da energia elétrica, substituindo o vapor; outros potenciais energéticos como os derivados do petróleo, também passaram a ser empregados. Gramme produziu o dínamo, Daimler criou o motor de explosão; concebido por Dunlop apareceu o pneumático. Em 1886, Daimler lançou o primeiro automóvel e com ele vieram os primeiros veículos movidos a motor de combustão interna. Em 1893, foi lançado o "Viktoria", o primeiro quatro rodas de Benz. Em 1895, a De Dion Bouton apresentou o seu primeiro carro, com motor a gasolina. Em 1913, Henry Ford inaugurou a primeira fabrica em serie da indústria automobilística. Ainda no final do século XIX, Marconi idealizou o telegrafo sem fio, abrangendo, no inicio, uma distancia de apenas dois quilômetros. Em 1889, ocorreu a comunicação através do canal da mancha e, em 1901, através do Atlântico.

Todas essas mudanças conduziram a melhorias na produção e consolidação do capitalismo, provocando um crescimento explosivo da riqueza, formando a era conhecida por Belle Époque, plena de refinamento artístico e cultural, especialmente na frança.

A Belle Époque foi um período onde aconteceram várias revoltas na Europa como a revolução francesa, a revolução russa, a Primeira e a Segunda guerra mundial, a guerra fria, entre outras revoltas e conflitos. Foi uma fase de grande desenvolvimento na Europa, favorecida pela existência de um longo período de paz. O núcleo da Belle Époque era em Paris, na época o centro cultural do mundo.

Pode ser definida como um período de mais ou menos trinta anos que se deu inicio na França, pelo ano de 1880 e permaneceu ate 1914, quando iniciou a I Guerra Mundial. É a pluralidade de tendências filosóficas, científicas, sociais e literárias, advindas do realismo-naturalismo. É a época das boemias literárias, como as de Montmartre e Munique. Dessa literatura de cafés e boulevards, de transição pré-vanguardista, é que vão se originar os inúmeros –ismos que dela advieram.

Esse período foi marcado principalmente pela harmonia entre todo o povo europeu e aquela vida semelhante à do velho oeste que eles tinham naquela época. Como viver em cidades com os bares, locais de jogos (baralho, sinuca), teatros, cinemas e outras diversas coisas daquele tempo.

As suas principais características:

• influência do Art Noveau das formas curvilíneas;

• cinturas extremamente afuniladas, a famosa “Ampulheta”;

• golas altas e decotes fechados:

• saias sem anquinhas, porém volumosas, muito ajustadas e em forma de sino;

• chapéus com flores sobre coques;

• botas de cano curto;

• prática de esporte principalmente hipismo e o tênis;

• banhos de mar com malhas de lã e meias, sapatos e capa;

• alta-costura em evidencia com novos nomes, tais como, Jacques Doucet, John Redfern e Paul Poiret;

A Belle Époque foi um período marcado por várias transformações nos anos 20. Foi considerada a era de ouro, da beleza, e das novas invenções que cativaram a população.

Uma das grandes mudanças foi a posição da mulher na sociedade, tendo esta se emancipando em idéia, estilos de vida, filosofias e modos de vestir. Durante a I Guerra Mundial a mulher substituiu os homens em muitas atividades, que as ocupavam definitivamente. Adotaram outros hábitos de vida, acabaram com as velhas obrigações da mulher de terem que ficar em casa para cuidar da casa e dos filhos, aparentando uma boa família com valores morais e tornaram-se independentes, começaram a frequentar escolas, salões, a fumar, a praticar esportes, a lutar por igualdades sociais, política, cultural e econômica entre os sexos tendo atitudes que seriam escandalosas no passado. Quanto aos hábitos de vestir, as mulheres deixaram de usar espartilho e começaram a utilizar maquiagem, a delinear as sobrancelhas e a pintar os lábios, passaram a usar saias curtas, decotes surgiram as cintas-ligas, as meias cor-da-pele, as saia-calça e os sutiãs modernos, as cores passaram a serem fortes, vestidos decotados para realçar o busto, peles, plumas, bordados, flores e lantejoulas, as roupas passaram a ser mais simples e flexíveis. Os cabelos são cortados como um rapaz a “garconne”. Nesta altura, uma mulher sensual era aquela que fosse magra, sem qualquer curva e bronzeadas.

1.1 Belle Époque no Brasil

A Belle Époque é normalmente compreendida como um momento na trajetória histórica francesa que teve seu início no final do século XIX, mais ou menos por volta de 1880, e se estendeu até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Mas, na verdade, não é possível demarcar tão rigorosamente seus limites, uma vez que ela é mais um estado espiritual do que algo mais precioso e concreto.

As mudanças realizadas entre os séculos XIX e XX, estimuladas principalmente pelo dinamismo da economia internacional, também afetou a sociedade brasileira significativamente. Em meados dos anos de 1890 durante a grande guerra,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com