TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Belle Époque

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 3

MÉRIAN, Jean-Yves. A Belle Époque Francesa e seus reflexos no Brasil. In: PINHEIRO, Luis da Cunha e RODRIGUES, Maria Manuel Marques. A Belle Époque Brasileira. Lisboa, 2012, pp. 135-162.

Os relatos sobre a “Idade de Ouro” nos mostram uma idealização de paz em um desenvolvimento acelerado no âmbito da economia, da educação e das artes. Havia também uma valorização de ornamentos, cores e curvas baseadas nas formas elegantes das plantas, dos animais e das mulheres.

Paris era um grande centro cultural e de diversão. Neste período acreditavam que tudo era possível e assim surgem grandes invenções e descobertas que influenciaram a sociedade em dias posteriores, como foi o caso da linha de montagem desenvolvida por Henry Ford que dinamizou o trabalho aumentando a produção e barateando os preços, o famoso 14 Bis, o cinema em movimento, sem contar os avanços na saúde e na medicina. Não podemos deixar de dar créditos aos avanços advindos após a 2ª Revolução Industrial.

A descrição sobre este período se mostra de forma atraente, mas não foi com plenitude que ela se manteve como imagem de uma idade dourada e repleta de glamour, pois houve dentro desse espaço de tempo a problemática do declínio demográfico e assim a emigração foi o único meio para que os camponeses mais carentes procurassem emprego.

Diante desse contexto, os franceses, em meio ao desenvolvimento e crescimento urbano com favorecimento da burguesia, aristocracia e classes médias altas, não imaginavam que a revolução pudesse acontecer. Segundo Mérian, ainda nessa conjuntura confiante é que a França organiza as fabulosas exposições que alargavam o sentimento patriótico dos cidadãos deste país.

Já na segunda metade do século XIX a constituição republicana se consolida e institui uma democracia parlamentar direcionando os poderes unicamente ao Presidente da República.

A bela época não era um progresso democrático, pois somente aqueles que foram mais favorecidos com a evolução é que puderam desfrutar dos privilégios. Diante do descaso com as classes populares, aparecem as lutas e só a partir daí inicia-se um modelo do que chamamos de cidadania. Como bem afirmou o escritor, “Se existiu uma Belle époque para as classes populares, foi essa, a conquista de novos direitos e de uma cidadania mais efetiva”. (p. 141).

A grandiosa exposição de 1889 foi além dos ideais de comemoração do centenário da revolução francesa e de uma nova imagem pelas conquistas científicas e tecnológicas, pois é a partir desta é que se passa a questionar as consequências do desenvolvimento de novas técnicas que são conduzidas a um debate ambiental.

Fica claro o quanto Paris se destaca e se apresenta para todo o mundo, mas para fora destes aspectos se torna referência também no Brasil. No entanto, de acordo com o Jean Yves Mérian “Se houve uma Belle Époque no Brasil foi para poucos, que tinham os meios financeiros para viajar e desfrutar do melhor que Paris oferecia”, já que o envolvimento brasileiro neste cenário, para Mérian, foi rasteiro, o maxixe é uma delas que teve maior destaque e que consegue se consagrar no espaço direcionado a dança.

A partir da contextualização deste texto podemos afirmar que o autor explicita a Belle Époque brasileira, como algo limitado e de alcance apenas nas regiões mais prósperas e que estavam com olhar voltado para o pensamento francês.

Enfim, é aceitável que as influências francesas estiveram presentes no período de 1889 até 1922, em que as interferências francesas de uma idealização posterior, “Belle Époque”, que nos atinge com a Proclamação da República e vai até o início da Semana de Arte Moderna. Mesmo com a ruptura de um passado tradicionalista ainda temos varias influências do período colonial preservadas e é valido ressalvar que esse como tantos outros movimentos não aconteceram somente com planos construtivos, mas também pautados de abstrações políticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (75.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com