TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios Do Poka Yoki

Casos: Benefícios Do Poka Yoki. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

Os benefícios do Poka-Yoke

Hoje vou falar de uma das ferramentas mais antigas e utilizadas no mundo da Qualidade, diretamente ligado a industrias, esta ferramentas auxilia no uso adequado de um equipamento e também na produção correta de um produto.

Sua aplicação tem como objetivo evitar a ocorrência de defeitos que possam ocorrer durante o processo de manufatura, seu desenvolvedor Shigeo Shingo idealizou está técnica inicialmente, mas devido ao seu sucesso o mesmo passou por inúmeras modificações e claro adaptações, o Poka-Yoke faz parte do Sistema Toyota de Produção.

O principal resultado desta técnica é ao ter sua aplicação por exemplo em um equipamento de produção, a inspeção passa a ser 100% do total produzido, garantindo assim a Qualidade final do produto.

Resumindo o Poka-Yoke é um termo japonês onde Yokeru significa “Prevenir” e Poka “erros por desatenção”. Sendo um dispositivo ou sistema Poka-Yoke com a função de prevenir falhas humanas por falta de atenção que resultem defeitos no produto.

Métodos para aplicação do Poka-Yoke

 Método de contato: Sua aplicação através do contato possibilita a identificação dos defeitos, tendo sua base as características do produto.

 Método de conjunto: Baseado na execução de atividades previstas, verificando sua execução ou não.

 Método de etapas: Verifica as etapas estabelecidas por determinado procedimento.

O que podemos identificar na aplicação do Poka-Yoke é que temos uma ferramenta potencial para o atendimento aos procedimentos de uma determinada linha de produção, a sua utilização auxilia neste atendimento de requisitos conforme as especificações do produto.

Mesmo sendo processo manual, podemos aplicar o Poka-Yoke através do método de contato, ou seja, não se consegue posicionar uma determinada peça sem que a mesma se encaixe perfeitamente no dispositivo, caso a mesma não se encaixe, ou a peça está sendo colocada de forma errada ou já está com problemas dimensionais, o que possibilita a inspeção de maneira antecipada.

Este fator de inspeção do Poka-Yoke está relacionado diretamente na ação humana, porque durante um processo de manufatura onde temos a utilização de mão de obra humana, devemos contar com diversos fatores de riscos, entre eles menciono alguns .

• Falta de atenção;

• Falta de conhecimento;

• Acuidade visual;

• Erro proposital.

Diretamente ligado a prevenção de defeitos, podemos considerar o custo de implantação de um dispositivo Poka-Yoke baixo, dependendo é claro da sua aplicação, portanto devemos considerar o rápido retorno de sua aplicação, gerando economia, segurança, Qualidade e agindo diretamente no tema produtividade.

Podemos citar milhares de exemplos para o Poka-Yoke, mas abaixo vou relacionar alguns muito conhecidos e outros desenvolvidos para itens específicos.

Aqui temos um exemplo clássico de Poka-Yoke, os já esquecidos disquetes tem suas dimensões e formato voltados para o não uso inadequado, ou seja, você já conseguiu colocar um disquete virado? ele não entra no drive corretamente não é, muito bem planejado. O Poka-Yoke do disquete evita o uso incorreto e também a quebra de seu leitor.

Temos ai uma ação muito clara deste dispositivo, pois não somente o disquete contem a funcionalidade do Poka-Yoke como também o seu drive leitor, consideramos assim que a sua aplicação teve êxito considerável, evitando reclamações, quebras de aparelho, perda de dados importantes e outros fatores conforme sua utilização.

Aqui temos uma clara função do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com