TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poka Yoke

Artigo: Poka Yoke. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 2

Poka Yoke (termo cuja pronuncia é pocá-ioquê) significa nada mais do que “dispositivo à prova de erros”. É um método que foi introduzido por Shigeo Shingo em 1961, quando o mesmo era um dos engenheiros da Toyota. O Poka Yoke tem como premissa criar dispositivos à prova de erros de forma a evitar falhas nos processos. Compartilha da filosofia de respeitar os direitos do ser humano, sobretudo com relação a sua inteligência, visto que operações repetitivas exigem vigilância ou utilização constante da memória. Neste sentido, o Poka Yoke poupa a mente do operador, liberando-o para operações que necessitam maior criatividade.

Em cada estágio do ciclo de vida de um produto e em cada processo e suas operações, existe a possibilidade da ocorrência de erros. Os erros por sua vez provocam defeitos no produto final e consequentemente descontentamento e desapontamento no cliente final. O método Poka-Yoke é baseado na conveniência de que não é aceitável a produção de quantidades, mesmo muito pequenas, de produtos defeituosos. Para as empresas, a produção de produtos 100% sem defeitos não é único desafio, mas sim uma necessidade.

O método escolhido foi o Método de Contato. Este método detecta problemas e paralisa a linha de produção ou processo para que correções possam ser realizadas imediatamente, evitando uma série de defeitos. É bem empregado onde existem partes da linha produtiva que caso sofram alguma falha, não paralisam todo o processo produtivo.

Alguns exemplos de aplicação do Método de Contato estão bem presentes no nosso dia-dia, tais como:

• Tomada de três pinos: os pinos indicam o encaixe correto da tomada, evitando choques elétricos e curtos.

• Disquete: somente era possível encaixar o disquete de uma única maneira. Isto evitava que ele fosse utilizado incorretamente, poupando-o da perda de informações no disco ou quebra do aparelho.

• Cabo de energia dos notebooks da Apple: o cabo é encaixado no computador por meio magnético, este é um dispositivo de segurança que diminui o risco de alguém tropeçar no cabo e levar o computador ao chão.

• Chip de celular: o chip do seu celular tem um recorte em seu formato. Este corte é para garantir que o mesmo seja encaixado de uma só maneira.

• Cabo USB (Universal Serial Bus): anatomia do conector utilizada para encaixe único garantindo que o mesmo seja encaixado de uma só maneira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com