TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Blac Blocs

Casos: Blac Blocs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

O Rio de Janeiro vivenciou uma série de protestos em junho de 2013. Nos protestos realizados, um dos questionamentos foi relacionado aos manifestantes do Black Blocs que utilizam máscaras em seus protestos. Quem é contrário alega que essa não é uma forma honesta de protesto. Já os manifestantes, respondem que a máscara é uma forma de protegê-los das perseguições e também para que não seja caracterizado um líder das manifestações, que segundo eles são democráticas.

Os Black Blocs não são um movimento ou um grupo organizado aos moldes tradicionais de coletivos e partidos, são uma ideia, um método. São indivíduos que podem ter algum tipo de organização primitiva (normalmente via redes sociais) e se juntam durante manifestações para servir como escudo para o movimento social.

As roupas e máscaras pretas, que dão nome à tática, visam garantir o anonimato dos indivíduos participantes, caracterizando-os, em conjunto, como um único e imenso bloco.

A ação, ou estratégia de luta, pode ser reconhecida em grupos de pessoas vestidas de preto, com máscaras ou faixas cobrindo os rostos. Durante os protestos, eles andam sempre juntos e, usualmente, atacam de maneira agressiva bancos, grandes corporações ou qualquer outro símbolo das instituições. Eles afirmam não temer o confronto com a polícia e defendem a destruição de “alvos capitalistas” Unidos, adquirem força suficiente para confrontar a polícia, bem como atacar e destruir propriedades públicas e privadas.

Black Blocs unidos em um protesto.

Com maior frequência das manifestações assume a linha de frente os Black Blocs, com suas toucas pretas e disposição para o confronto. Mas eles não estão sozinhos. Dividem as ruas com pelo menos outros movimentos, onde unidos são capazes de lutar por melhores condições sócias. Enquanto os representantes filiados ao PT eleitos pelo povo são responsáveis por grandes violações, oferecem contra essa mesma sociedade a força bruta de repressão contra grandes movimentos populares.

De todas os povos que protestam, os Black Blocs são os de mais fácil identificação. Na multidão, ostentam um estandarte preto e costumam andar de braços dados, formando um cordão. (JORNAL EXTRA, Cristina Tardáguila e Chico Otavio, 11/08/2013

Black Blocs Assumem a linha da frente nos protestos

Como forma de repressão, a Polícia Civil anunciou mudanças no combate a atos de vandalismo. A partir de agora, grupos, como os Black Blocs, que promovem quebra-quebra durante e após manifestações de rua serão enquadrados na Lei de Organização Criminosa (12.850) .

(Jornal Extra, Gustavo Goulart, 8/10/2013)

Bombeiro apagando as chamas em ônibus incendiados por vandalos ¹ 1

A onda de protestos realizada pelo país tem o apoio de 81,7% da população, segundo pesquisa feita pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) em parceria com o instituto MDA.

No entanto, a grande maioria condena a ação dos chamados "black blocs", grupos de mascarados que realizam depredações durante os protestos: 93,4% não concordam com as ações deles durante as últimas manifestações de rua no Rio de Janeiro e em São Paulo.2

Quando não há um contraprestação por parte do Estado, os cidadãos que pagam altíssimos impostos e que de fato deveriam ter um retorno adequado nas áreas de saúde e educação que são pontos básicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com