TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil DNA África

Por:   •  3/12/2018  •  Resenha  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE HISTÓRIA

DOCENTE: FERNANDA MARTINS

DISCENTE: MICHELLY FERNANDA RODRIGUES LEITE

Relatório do documentário: Brasil DNA África

O documentário, Brasil DNA África, destaca a importancia da África e dos africanos para o Brasil em sua construção e cultura. Bem como a trajetória dos escravos, mesmo que resumidamente. O documentário busca trazer a tona a ancestralidade africana dos brasileiros, interrompida devido a escravidão.

Cento e cinquenta brasileiros  realizaram o teste de DNA para descobrir se tinha origem africana, e cinco desses que fizeram o teste e constataram que tinham raiz africana tiveram a oportunidade de viajar até a África e conhecer sua etnia. O laboratório responsável pelos testes é o African Ancestry, localizado em Washington.

Esses brasileiros, que antes não faziam idéia de que corria em suas veias o sangue africano, entram em contato direto com seu povo. Conhecem a cultura local, seus costumes, sua religião e até mesmo seus reis. Uma oportunidade única, para aprender mais sobre suas raízes.

Raízes essas, que muitos brasileiros não terão a chance de entrar em contato, ou mesmo ter o conhecimento de que faz parte.

Quando os africanos chegaram ao Brasil como escravos, muito de sua cultura e ancestralidade se perdeu. Eles eram e são um povo muito ligados a terra. Tanto, que muitos acabaram se matando no trajeto até aqui, preferiam a morte a estar em outra terra. Os que vieram fizeram o que podia para manter aquele laço, tanto é que o Candomblé está aí para comprovar. Seus cantigos, danças e a adoração aos deuses são uma ligação direta com seus ancestrais e sua história.

Talvez a grande maioria da população brasileira não saibam de suas origens, mas o que é um fato é que existe uma chance muito grande de ser de uma etnia africana, o Brasil foi um dos países que mais teve escravos transportados da África, essa era inclusive uma das preocupações dos senhorios, pois se houvesse uma revolta os eles estariam em menor numero. E quando a escravidão foi abolida, esses escravos libertos, que eram muitos, em sua maioria ficaram por aqui, constituiram famílias e criaram raízes.

O Brasil é africano, como foi citado no documentário. E isso é totalmente verdade. Existe África em tudo, no povo, na culinária, em algumas tradições e até mesmo palavras. Em cada construção histórica existe o suor e sangue africano, então o que seria do Brasil se não fosse a África?

O que é irônico, pois um país onde tudo se deve aos negros africanos, a minoria que vive aqui que é branca, é racista. Existem mais negros e mestiços no Brasil do que brancos, e ainda assim é um país proconceituoso. Tenho certeza que se fizessem uma busca genética, descobririam que existe muito mais de África neles do que imaginam.



...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com