TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO REALISTA

Por:   •  26/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

CARACTERÍSTICAS DO MOVIMENTO REALISTA

O Realismo foi uma corrente que visava romper com o Romântismo do século XVIII, iniciada em meados do século XIX e que durou até meados do século XX, quando foi substituído pelos movimentos vanguardistas que então tomaram conta da sociedade. O Romantismo foi um movimento bastante influenciado pelas idéias iluministas e pela Revolução Francesa. Valorizava as emoções, o amor platônico, a liberdade de criação, o nacionalismo e o individualismo.

O Realismo, veio para quebrar a utopia romântica, para mostar a realidade em que o ser humano se encontrava. Tinha um caráter fortemente ideológico onde a denúncia dos problemas sociais era o foco, em temáticas como a miséria , a pobreza, a exploração da mão de obra, corrupção, etc.

Os participantes desta corrente, principalmente no que diz respeito à Literatura e à Literatura Dramática usavam uma linguagem muito clara e descritiva, de forma que o leitor pudesse realmente perceber o que estava acontecendo e como eram os ambientes aonde aquilo estava acontecendo. Neste movimento há também a negação da subjetividade, tão presente no Romantismo.

O Realismo foca o materialismo no lugar do sentimentalismo e o universalismo no lugar do individualismo. O mundo contemporâneo tal como ele é, é o seu principal foco. Eles também são antimonárquicos, negam a burguesia e defendem o ideal republicano. O objetivismo, vem para tornar ainda mais evidente a situação do mundo. E outra característica é o determinismo que persegue os personagens. Este determinismo pode ser influenciado pelo meio, pelo momento e pela raça, este último afetado pelo fator hereditário.

Uma variação do Realismo foi o Naturalismo, que tem basicamente as mesmas características, diferindo apenas no que diz respeito ao foco. O Realismo se foca na análise do comportamento de determinados personagens, que representam uma classe, seja ela qual for. Já o Naturalismo mantem seu foco nos setores marginalizados da sociedade.

O REALISMO NO TEATRO

Assim como na Literatura, o teatro também retratou a vida nua e crua. Neste período, as peças de Shakspeare, por exemplo, voltaram a serem encenadas com o texto original, já que no Romantismo, houve uma idealização tão grande do amor e dos belos sentimentos humanos que as peças foram modificadas radicalmente. Romeu e Julieta, para citar uma das mais conhecidas, teve seu final transformado de forma que os protagonistas não se matavam no final, e viviam felizes para sempre, com o consentimento dos pais.

No Realismo, além de haver um retorno aos textos originais, não apenas de Shakespeare, mas de Lope de Vega entre outros, novos autores mostravam como estava a sociedade de então. É o caso de Henrik Ibsen e Antón Tchekhov, os dois principais dramaturgos do período. Em peças como Um inimigo do povo, Ibsen mostra como uma celebridade nacional, Dr. Stockmann, se torna um inimigo do povo através da manipulação inescrupulosa da riqueza da cidade. Tchekhov, por sua vez, em peças como A Gaivota, retrata a dificuldade das relações humanas quando há dinheiro em jogo.

Tchekhov era ainda um dos dos dramaturgos mais encenados de Constantin Stanislavski, diretor e encenador Russo, que foi o primeiro homem de teatro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com