TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CONCRETO 01 DE HISTORIA DO DIREITO

Dissertações: CASO CONCRETO 01 DE HISTORIA DO DIREITO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 3

CASO CONCRETO AULA 1

O aluno deverá assistir ao filme “Desmundo”, que é ambientado em 1570, época em que os portugueses enviavam órfãs ao Brasil para que casassem com os colonizadores, com a finalidade de minimizar o nascimento de filhos com índias.

RESENHA DO FILME DESMUNDO

O filme Desmundo, aborda a situação da mulher no Brasil colônia.

De uma maneira mais sintética, dando uma imagem, uma identidade a situação da mulher gerando assim. Emoções e registros de alguns acontecimentos.

Por volta do ano 1570. Chegam ao Brasil algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de casarem com os primeiros colonizadores. Destaca-se então, uma linda jovem órfã, Oribela, a qual é muito romântica e religiosa e após uma frustrada cerimônia de noivado ela se vê obrigada a se casar com Francisco de Albuquerque, que a leva para seu pequeno engenho de açúcar. Nesta situação a jovem vive uma nova situação, a que ela terá que se adaptar para cumprir seu novo papel de esposa. E neste papel a mulher sofria variadas formas de submissão como, por exemplo, a violência sexual.

O filme atesta alguns pontos, como o da preocupação de Portugal e da igreja católica com a formação étnica da colônia, com isso trazia-se para o Brasil jovens portuguesas, judias, pobres e órfãs de variadas idades, as quais eram criadas e educadas por freiras e consequentemente eram completamente despreparadas para o casamento. Dessa forma a igreja e Portugal intermediavam e controlavam os casamentos entre pessoas de sangue "brancos" com a finalidade de conter o nascimento de mestiços, na tentativa de manter uma pureza de sangue, com isso aumentava a possibilidade do Estado manter a ordem, pois a população colonial não ficaria comprometida pelo incremento de bastardos e mestiços e a igreja não perderia sua batalha na formação de famílias católicas. O filme e a obra coincidem também no modelo de homem colonial, mostrando homens que lutaram para se estabelecer na selva e assim foram se tornando mais duros e brutos em prol de sua necessidade, consequentemente não havendo mulheres brancas para todos estes relacionavam se com índias e negras, quase que sempre por meio de estupros e violências...

Também propõe-se que se assista a dois breves vídeos apresentados pelo historiador Boris Fausto, disponíveis na internet, nos seguintes endereços eletrônicos:

http://www.youtube.com/watch?v=kjp0Pd_GxmQ

http://www.youtube.com/watchv=s1yk9k0XoOE&feature=related

Resenha Boris Fausto

Nas mais de 600 páginas deste livro, Fausto constrói, de forma clara e didática, todo o percurso da história do Brasil, desde a chegada dos portugueses até os anos posteriores à derrubada da ditadura. Mais do que um livro didático, é uma obra que analisa a formação do Brasil como nação que emergiu das navegações européias dos séculos XV e XVI. Da mesma forma, Fausto faz um balanço das mudanças ocorridas no país no século XX, demonstrando, de um lado, uma modernização profunda e, de outro, o quanto permanecem elementos arcaicos (na política, Na economia, na sociedade). também se demonstra que a independência política, no século XIX, não significou uma indepndência econômica, portanto efetiva, fazendo com que o Brasil seja marcado pela exploração de suas riquezas pelas potências econômcias mais fortes.

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »