TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA/ANÁLISE SITUACIONAL

Seminário: CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA/ANÁLISE SITUACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  Seminário  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

EMPRESA/PRODUTO (EM DECLÍNIO) A Gradiente Eletronica

MISSÃO; Fornecer inovação tecnológica de qualidade, por meio de aparelhos eletrônicos afim de aumentar a qualidade de vida do consumidor.

VISÃO; Ser a maior empresa de comércio em tecnologia.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA/ANÁLISE SITUACIONAL

Seleção deve-se à empresa apresentar uma sequência negativa do lucro líquido ajustado por três anos ou mais entre 1997 e 2006; apresentar sequência negativa na rentabilidade do patrimônio ajustado por três anos ou mais entre 1997 e 2006; ter enfrentado crises, redução ou paralisação das atividades até à data do início da pesquisa.

O Declínio como Consequência de Fatores Internos

Um conjunto de eventos contribuiu para erodir o bom desempenho anterior da Gradiente. Em particular, destaca-se o alto endividamento junto de 39 bancos, com as dívidas a consumir 22,1% da faturação em 1983.

A corrosão das vendas provocadas pelas despesas financeiras relacionadas com empréstimos contraídos pela Gradiente Eletrônica sugere que as margens praticadas no mercado de eletrônicos eram à época suficientemente elevadas para encobrir a ineficiência administrativa.

O declínio como consequência de fatores externos

Pode-se afirmar que esta condição ocorreu pelo menos em dois períodos distintos sob o ponto de vista de um observador externo: (1) o primeiro período de redução substancial na base de recursos ocorreu entre os anos de 1990 e 1992, entre o final do período estratégico “Turbulência e diversificação” e o início do período estratégico “Reestruturação, confronto global e alianças”, com o fechamento de três fábricas e com a demissão de 71% dos funcionários; (2) o segundo período ocorreu entre os anos de 2002 e 2007, durante o período estratégico “Novas apostas”, com a demissão de 80 funcionários em 2002; com a saída da Gradiente da lista das dez marcas mais valorizadas do pais, segundo avaliação da Interbrand em 2003; e com a demissão de funcionários e a venda da marca Philco e outros ativos com o objetivo de gerar caixa para enfrentar a crise em 2007.

O primeiro período de redução substancial da base de recursos, observado entre 1990 e 1992, coincide com o momento da abertura da economia brasileira durante o governo do presidente Fernando Collor. Neste período, a redução das alíquotas de importação provocou a entrada maciça de produtos estrangeiros no mercado brasileiro, provocando uma queda substancial nos preços. O segundo período, entre 2002 e 2007, coincide com a estruturação da competição em torno de grandes multinacionais e registros de elevados custos de produção devido à carga tributária, altos juros e a defasagem cambial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com