TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA E A SOCIEDADE

Exames: CULTURA E A SOCIEDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura:

A cultura adquirida por meio da vida em sociedade constrói o indivíduo, cada ser humano tem seu habito e seu costume e muitas vezes são opostos. Todos possuem cultura de algum modo, não existe cultura superior e nem inferior.

A cultura vem de religião, familiares, costumes, hábitos, vestuários, alimentação, conhecimento cientifico, instrumentos de trabalhos e crenças.

O indivíduo e a sociedade:

A sociedade é uma rede de relacionamentos sociais podendo ser ainda um sistema institucional, a socialização é uma aquisição onde o indivíduo tem seu modo de agir, falar e viver. O indivíduo deve sempre manter o contato com a sociedade, pois é através da sociedade que cria seu reconhecimento profissional.

As interações sócias, a estrutura social e os grupos sociais:

As interações sociais junto com a modificação do comportamento formam a interação social, assim ela pode assumir diversas formas de relação social. As estruturas sociais formam a estrutura básica da sociedade, as estruturas sócias contem quatro elementos que são: Status, papeis sociais, grupos sociais e instituições sociais.

Regulamentação e controle sociais:

Envolve o indivíduo com a sociedade, que e a comportamentos e atos, quando muitas vezes os comportamentos e os atos não são aceita é chamado de: Repreensão social.

Os valores sociais, são as ideia que a sociedade impõem ao indivíduos. A falta de ausência de regulamentação do controle causa desordem social.

As instituições Sociais:

As instituições sociais atende ás necessidades básicas da sociedade. O objetivo dos grupos sociais é fazer com que as pessoas possuem objetivos comuns e interagem socialmente na sociedade, já as instituições tem em seu foco as regras padronizadas que envolve vários grupos. Existem vários tipos de instituições: instituições voltada à socialização, instituições relacionadas as necessidades humanas, família, instituições religiosas, instituições econômicas, instituições educacionais e instituições política.

As diferenças Sociais:

A dinâmica social e a sociedade civil:

a evolução social é resultado cumulativo de mudanças sofridas pela sociedade, a mobilidade social é a mudança do indivíduo de um status para o outro. A migração juntos com movimentos sociais forma a dinâmica social. Já a sociedade civil pertence ao espaço da vida social e organizada e suas instituições são: Instituições sindicatos, agremiações estudantis, ordem de advogados, instituições religiosas e econômicas, movimentos sócias e ONGs. A sociedade civil junto com a função democrática forma o controle do estado pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com