TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA E SOCIEDADE

Trabalho Escolar: CULTURA E SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

GILMARA VIEIRA SANTANA

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 2 – MÓDULO 1

Itabuna

2007/01

GILMARA VIEIRA SANTANA

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 2 – MÓDULO 1

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Socilogia da Educação

Orientador: Prof.(a): Okçana Battini.

Itabuna

2007/01

Atividade 2

CULTURA E SOCIEDADE

No momento que um grupo de primatas conseguiu adotar uma postura ereta, as mãos começaram a ser usadas como ferramenta, nasce assim o trabalho, atividade que exige do ser humano o uso constante das capacidades mentais e físicas na construção dos meios que possibilitem a sobrevivência. Todo esse processo levou milhares de anos, para os seres humanos aprenderem juntos a sobreviver, daí surge à linguagem, possibilitando o uso de novas ferramentas. O trabalho leva o homem a seguir o caminho da civilização.

O ser humano evoluiu transformando a natureza através do trabalho e desenvolveu idéias, valores, crenças, costumes sobre o seu modo de vida. Com a preocupação em transmitir as experiências cotidianas aos seus semelhantes, nasce à educação, maneira de transmitir o conhecimento de geração para geração seus valores e hábitos já desenvolvidos a partir de suas experiências de sobrevivência.

A partir do séc. XVII, começa uma nova era e a organização do trabalho e o conhecimento passa por modificações. O modo de vida era ligado ao trabalho rural, principal fonte de riquezas seus proprietários se tornavam poderosos, senhores feudais e o clero, e existia uma imensa maioria de pessoas forçadas a trabalhar nas terras para sobreviver. Nessa sociedade de base agrária, começa a mudar, transformando de acordo com os interesses, o mundo caminhou para urbano-industrial, dando origem ao capitalismo.

Esse modo de produção originou o comércio e as classes sociais. Com tantas transformações a sociedade capitalista põe a ciência em destaque, pois a vida moderna só pode ser entendida por métodos científicos, e nasce uma instituição responsável pela educação: a escola, lugar com normas específicas onde prepara o indivíduo para a vida na sociedade capitalista. A educação e a escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com