TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canada

Trabalho Escolar: Canada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  2.191 Visualizações

Página 1 de 5

O Canadá é um país da América do Norte, confederação formada por dez províncias (Terra Nova, Ilha do Príncipe Eduardo, Nova Escócia, Novo Brunswick, Quebec, Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta, Colúmbia Britânica) e dois territórios (Yukon e territórios do Nordeste).

Tem 9.975.000 Km2, e 28.800.000 de habitantes (canadenses). Sua capital é Ottawa e sua línguas oficiais são o inglês e francês.

Economia

A grande extensão territorial determina um potencial agrícola e industrial considerável. O subsolo fornece grandes quantidades de petróleo, gás natural e carvão.

O país é bem dotado no plano energético, considerando a contribuição da hidreletricidade e da energia nuclear, favorecida por abundantes recursos de urânio. O Canadá também está entre os dez primeiros países produtores de ouro e prata.

A agricultura emprega apenas 4% da população ativa (mais de 60% trabalha no setor terceário), mas é muita mecanizada e dispõe de extensas superfícies, produzindo principalmente trigo, em grande parte ele é exportado. A pecuária bovina também é desenvolvida. As florestas cobrem um terço do território e fornecem mais de 120 Mm3 de madeira atualmente. A pesca marítima atinge 1,6 Mt.

Todos os ramos industriais de transformação e de bens de consumo estão presentes na economia canadense ( princ. industria mecânica, de material elétrico, química fina, têxtil), mas algumas capitais canadenses eram controladas pelos norte-americanos (

industria automobilística, eletrônica, refino de petróleo, e petroquímica).

A siderurgia ocupa uma posição de destaque e a produção de alumínio, ligada a abundância de hidreletricidade barata, depende da importação de bauxita ou de alumínio.

A importância e a influência dos Estados Unidos se expressão no comércio exterior e interno (70% das importações e exportações canadense). O acordo de livre-câmbio com esse país, desde 1989, prevê anistia por dez anos sobre todas as tarifas alfandegárias existentes entre os dois países. Com o fim dos obstáculos não tarifários, houve a livre circulação de capitais e garantia para os Estados Unidos abastecimento energético de origem canadense.

O Canadá ocupa atualmente um lugar de destaque entre as nações mais ricas e de mais alto padrão de vida no mundo. A taxa de desemprego baixou na ultima década, de 12 para 7,5%.O índice de produção industrial subiu de 100 para 113,5 e a balança comercial permanece em posição superávit. Mas as tendências inflacionárias ( 5% ao ano em média) obrigam o governo manter altas taxas

Sociedade

Mais extenso que os Estados Unidos, o Canadá é quase dez vezes menos povoado. Em razão do tipo de povoamento, mas sobretudo devido às condições climáticas, a população está concentrada numa estreita faixa ao longo da fronteira meridional, principalmente no vale de São Lourenço e as margens dos lagos Huron e Ontário, onde estão as maiores cidades ( Toronto, Montrel, Ottawa) – menos Vancouver situada no litoral do Pacífico.

O povoamento é mais difuso nas pradarias ( região essencialmente agicola) e rarefeito nas montanhas e no N. Com exceção autóctone, população é de origem européia, marcada, em conseqüência de sua história, pelo Dualismo das línguas inglesa e francesa. Os francófonos, que representam 30% do total, concentram-se na província de Quebec, onde somam 80% da população.

O Canadá tem um crescimento demográfico lento, devido à pequena taxa de natalidade ( 15 por mil ). No entanto, a população sofreu um aumento de cerca de 10% nos últimos anos: em 1980, o Canadá contava com 24 milhões de habitantes, dez anos mais tarde, eram 26,5 milhões. Isso se explica pelo aumento significativo da imigração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com