TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características Pre Historia

Artigo: Características Pre Historia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A pré historia , foi o período no qual não foi registrado nenhum documento escrito,pois é exatamente a época anterior à escrita. Nossos estudos são baseados em resultados de pesquisas de antropólogos e historiadores.

Os povos antigos, antes de conhecerem a escrita, já produziam belas pinturas em paredes, chamadas de arte rupestre, eles representavam na pintura os animais e pessoas da época. Uma das explicações mais freqüentes é que essas obras seriam como parte de um ritual de magia. No qual, acreditava-se que “aprisionando” a imagem do animal, teria poder sobre si. Assim, se o representa-se mortalmente ferido no desenho, conseguiria abatê-lo na vida real. É claro que isto é apenas uma hipótese, pois não há como comprová-la.

As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da Franca e sul da Itália. Já na França encontra-se o maior numero de obras pré históricas e estão até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira lascaux e Castilho.

Os artistas daquela época não só pintavam como também faziam esculturas. Nota-se nessas obras o predomínio da figura feminina e a ausência da figura masculina. Entre esses trabalhos, destaca-se a “Venus de Willendorf” .

A principal característica dos desenhos e pinturas do período é o naturalismo, ali o artista representava as cenas do seu dia a dia , os seres de modo como os via, isto é reproduzia a natureza tal qual sua visão captava. Com isso, ele utilizava imagens carregadas de traços fortes, que expressavam a idéia de vigor, para poder representar os animais que temia, ou os grandes animais que caçavam .

Toda essa arte produzida na pré historia possuía uma utilidade, cotidiana, material ou mágico-religiosa. Portanto, podemos ver que os homens das cavernas foram capazes, mesmo sem a escrita, de passarem em formas de figuras, símbolos e pinturas, o que eles pensavam o que planejavam, e até mesmo demonstraram seus desejos e medos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com