TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Historia Das Atividades físicas Praticadas Nos Períodos Históricos: Pré-história, Antiguidade, Idade Média E Renascimento

Artigo: A Historia Das Atividades físicas Praticadas Nos Períodos Históricos: Pré-história, Antiguidade, Idade Média E Renascimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  8.639 Visualizações

Página 1 de 4

A historia das atividades físicas praticadas nos períodos históricos: Pré-história, Antiguidade, Idade Média e Renascimento. Relacionando-as, as atividades físicas praticadas atualmente e como tal conhecimento influencia no ato de planejar ” aulas”.

História das atividades físicas em seus respectivos períodos

Para sobreviver ao perigo dos inimigos e animais, os homens pré-históricos, pelas condições de vida, dependiam de sua força velocidade e resistência, para procurar alimentos, para fugir, para a dança que fazia parte de seus rituais. As ações como: pular, nadar, puxar, correr, arremessa exercidas nesse período ajudou o homem primitivo a tomar conhecimento e a garantir sua sobrevivência, e pelo fato do ser o único que possuía o polegar o homem pode aperfeiçoar suas habilidades, sendo uma delas a de fixar moradias, o que deu inicio a sedentarização .

No período histórico da antiguidade os povos se tornam mais civilizados. O período histórico oriental com o estagio civilizatório mais avançado dá-se origem a antiguidade ocidental, onde se destacam a Grécia e Roma. A Grécia com as cidades Esparta e Atenas, que se referiam as atividades físicas como instrumentos de formação corporal e espiritual ou seja, elas não separavam a educação física da intelectual e da espiritual. Em Esparta privilegiava-se a formação cavalheiresca, militar e aristocrática. Já em Atenas a educação não tinha o caráter militar de Es¬parta, a prática esportiva, que também possuía um lugar de des¬taque, servia à formação do homem integral. Em Roma no primeiro período da monarquia o exercício físico era voltado para a preparação militar, no segundo período, tempo dos cônsules e das conquistas mais se acentuou a predominância a guerrilha, da Grécia foram retiradas as praticas, higiênicas e desportivas. No terceiro período no tempo do império mantiveram-se as praticas anteriores até certa época para passarem ao absoluto abandono salvos pelos, espetáculos circense que eram cruéis e sanguinários como os combates de gladiadores.

Na idade media a educação física, não era de grande destaque mais recebeu atenção cuidadosa na preparação dos cavalheiros, que eram treinados para a guerra santa e cruzadas. Os cavalheiros deviam ser treinados, pois a igreja exigia preparação militar cuja base foi constituída pelos exercícios corporais. Os cavaleiros em seus momentos de lazer se dedicavam ao xadrez, gamão, e outros jogos de mesa. Saiam a cavalo caçando... se dedicavam a jogos ginásticos e corridas a pé.

A figura do cavaleiro com sua experiência na montaria, na caça, espada, a lança, arco e flecha, favoreceu ao aparecimento de duas modalidades olímpicas; o hipismo e esgrima. Alguns jogos simples com bola, a caça a pesca constituíam, ao lado dos exercícios naturais o divertimento para todas as classes sociais, o futebol, o tênis com os nomes de cálcio e jogos de raquete, tem suas origens na idade media.

O renascimento iniciado no século xv traz a educação física voltada para a burguesia, e reintroduz nesses currículos políticos onde os exercícios físicos; o salto, a corrida, natação, luta, equitação, o jogo com bola, a dança e a pesca eram prioridades para a educação cortesã.

No inicio da idade moderna, os exercícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com