TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da Educação Medieval

Por:   •  26/5/2015  •  Dissertação  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  3.285 Visualizações

Página 1 de 2

Autarquia Belemita de Cultura, Desportos e Educação – ABCDE.

Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco – CESVASF.

Disciplina: História da Educação / Curso: Licenciatura em História

Professor: Marcos Vasconcelos

Aluno: Sávio Cleiton Carvalho Santos

Período: 3º.

Dissertação

Características da Educação Medieval

Sabemos que o ponto inicial das características educacionais do período medieval foram medidas e impostas através dos mandamentos do Catolicismo. Nessa era, a educação foi aplicada em consonância com os mandamentos da Igreja, com os ensinamentos cristãos e as instituições pontifícias. Todavia, somente as instituições eclesiásticas eram as únicas encarregadas a educar, formar e fazer com que os educandos aderissem à práxis cristã. Os atuais padrões educacionais e as práticas de formação que vemos hoje em dia partiram das ideologias e pensamentos dos principais educadores cristãos vinculados a Igreja daquela época.

 O conhecidíssimo “Período das Trevas” foi responsável por difundir a dúbia visão elitista e exclusivista entre as classes sociais no que diz respeito às hipóteses sobre os estágios do aprendizado. Surgiu-se um movimento para que se pudesse romper com o modelo de educação do mundo antigo, porém a educação torna-se mais conservadora ainda.

Ainda sobre a escola, o modelo como nós a admitimos atualmente é um fruto da Idade Média e de tudo que foi construído nessa época. Sobre a perspectiva missionária e/ou educacional, principalmente pelo seu trabalho, surge-se a Companhia de Jesus, voltada ao trabalho de “educar através da fé”. Nasce, portanto a partir da visão religiosa, uma crítica à educação grega (mais liberal) e a romana (mais prática).

Os colégios como nós o conheceram hoje, é transversalmente atrelada à presença de um educador que ensina aos alunos de várias procedências. Ele deve atender a um conselho ou gerência que o constrange a obedecer e a seguir a algumas normas. Sobre o Período Medieval há aí certa semelhança, pois neste caso os docentes deveriam responder ativamente por suas funções ao Apostolado ou a qualquer outro órgão ligado a Senhora Feudal (local ou não), sobre a sua prática docente atrelada a tudo quanto é aplicado dentro do âmbito educacional. Nota-se total liberdade da igreja em interferir na práxis educacional da época. Vem de lá também alguns conteúdos culturais da escola moderna e até mesmo da contemporânea: o papel do latim; o ensino gramatical e retórico da língua; a imagem da filosofia, como lógica e metafísica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com