TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carlos II

Casos: Carlos II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

Carlos II de França.

Carlos II, o Calvo (Charles le Chauve) nasceu em Frankfurt-am-Main no dia 13 de junho de 823, e faleceu no dia 6 de outubro de 877. Rei da França entre os anos de 869 e 875 foi também Imperador do Sacro Império Romano-Germânico, de 875 a 877.

Dito o Calvo, pois tinha os cabelos ralos, era filho de Luís I, o Piedoso e de Judith da Baviera, sua segunda esposa.

Depois de seu nascimento, seu pai, o Imperador, quis distribuir seus Estados entre os três filhos que tivera em seu primeiro casamento, e a necessidade de rever essa partilha em função do menino Carlos, dentro da desordem que resultou a péssima situação política da França, depois da usurpação de Pepino, o Breve.

Um dos filhos do primeiro casamento de Luís, o Piedoso havia morrido, e esse doou a Carlos II a Aquitânia, sem consultar os demais filhos, o que causou a divisão da família real. Assim, depois da morte de seu pai, Carlos II se uniu a Luís, o Germânico para combater Lotário I, seu irmão mais velho, que queria excluí-los da partilha, e forçá-los a reconhecer a sua supremacia política.

Eles se bateram na batalha de Fontenay, uma luta tão sangrenta, que os nobres declararam que em virtude dos acontecimentos, doravante não tinham mais nenhum compromisso com seus soberanos, pois esses não estavam agindo em defesa do Estado, e que dali em diante, os soldados não se reportariam mais diretamente ao monarca, senão a seus senhores, que tratavam de consolidar seu regime feudal. Como resultado da batalha de Fontenay, ocorrida no dia 25 de junho de 842, o Império foi repartido entre os três irmãos, tendo Carlos II herdado a França.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com