TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa de Ópera Guangzhou

Artigo: Casa de Ópera Guangzhou. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 2

Casa de Ópera Guangzhou

Como pedras num fluxo d’água aplainado pela erosão, a Casa de Ópera Guangzhou situa-se em perfeita harmonia com sua localização ribeirinha, conformando o coração do desenvolvimento cultural de Guangzhou. Seu exclusivo desenho twin-boulder* aprimora a cidade, pela abertura para o Rio das Pérolas, unificando os edifícios culturais adjacentes com a as torres da economia internacional.

O auditório de 1800 lugares da Casa de Ópera possui a última tecnologia acústica, e a menor sala multifuncional, de 400 assentos, desenhada para atuações artísticas, ópera e concertos.

O projeto evoluiu a partir dos conceitos de uma paisagem natural e da fascinante interação entre arquitetura e natureza; interagindo com os princípios da erosão, geologia e topografia. O desenho da Casa de Ópera Guangzhou foi particularmente influenciado pelos vales fluviais – e a maneira em que eles são transformados pela erosão.

As linhas de dobragem nesta paisagem definem territórios e zonas com a Casa de Ópera, cortando dramáticos “canyons” interiores e exteriores para a circulação, lobbies e cafés, e permitindo que a luz natural entre intensamente no edifício. Transições suaves entre elementos díspares e diferentes níveis continuam esta analogia à paisagem. Unidades personalizadas, moldadas em fibras de vidro reforçado com gesso, têm sido utilizadas para o interior do auditório, continuando a linguagem arquitetônica de fluidez e uniformidade.

A Casa de Ópera Guangzhou tem sido o catalisador do desenvolvimento de equipamentos culturais na cidade incluindo museus, biblioteca e arquivo. O projeto da Casa de Ópera é a última realização da arquiteta Zaha Hadid, com uma exploração única das relações do contexto urbano, combinando as tradições culturais que moldaram a história de Guangzhou, com a ambição e otimismo de que isto criará o seu futuro.

O conjunto edificado inclui um teatro de 1.800 lugares, hall de entrada, espaço multifuncional, instalações de apoio e está localizado ao sul da área central de Guangzhou, na margem norte do Zhūjiāng (Pearl River), com área total construída em torno de 70.000 m2. À época do concurso o júri destacou: “a forma irregular e escultural da edificação, assim como a composição simples de materiais – vidro e concreto, criam um forte contraste visual em relação à paisagem. Os dois elementos da composição, separados porém relacionados, dão um sentimento de força do espaço. O projeto se destaca também pela organização dos fluxos entre a área central da cidade e a edificação e mantém boa relação com o contexto urbano e o rio. O vazio entre os dois elementos da composição arquitetônica não apenas se configura como um espaço para a reunião do público como também valoriza o próprio conjunto edificado. A funcionalidade e a exequibilidade do projeto de Zaha Hadid é superior aos demais concorrentes”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com