TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catedral De Pisa

Trabalho Escolar: Catedral De Pisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA – MECSECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – SETEC

DISCIPLINA:

PROFESSOR: Alysson de Ferreira Miranda

ALUNO: Oliveira

Catedral de Pisa

A Catedral de Pisa (em italiano: Duomo di Pisa), dedicada à Virgem Maria, é um templo católico da Itália, localizado na cidade de Pisa. É a sede da Arquidiocese de Pisa e o maior exemplo do estilo Românico toscano. Faz parte do complexo arquitetônico da Piazza dei Miracoli, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

História

A catedral foi idealizada pelo arquiteto de origem grega Buscheto, numa época em que a cidade era uma república independente e uma das potências italianas. A construção iniciou em 1064, sobre a catedral pré-existente datada de 1006. Com o esgotamento do orçamento previsto, em 1095 as obras foram paralisadas; contudo, continuaram em virtude de uma doação do imperador bizantino. A consagração do edifício foi realizada em 1118 pelo papa Gelásio II.

Pouco tempo depois a planta foi ampliada pelo arquiteto Rainaldo, que desenhou a atual fachada, realizada sob a supervisão dos escultores Guglielmo e Biduino. Em 1595 a catedral incendiou, sendo em seguida restaurada e reformada, recebendo suas portas de bronze, criadas pela oficina de Giambologna. A partir de 1700 o interior do templo começou a ser redecorado com novas pinturas e relevos, financiados por uma associação de cidadãos pisanos. No século XIX as esculturas originais da fachada foram removidas para o Museo dell'Opera del Duomo e substituídas por réplicas.

O edifício

Vista da capela-mor, com o mosaico do Cristo Pantocrator.

O edifício tem uma planta basilical modificada pela adição de um transepto, resultando num desenho de cruz latina, com cinco naves e uma abside. Seu estilo Românico incorporou elementos de tradições árabes, lombardas, bizantinas e clássicas, configurando a versão toscana do estilo.

De fato, o resultado foi uma novidade em seu tempo, não sendo conhecidos exemplos similares anteriores. Giorgio Vasari (pintor e arquiteto italiano) disse que ela se tornou imediatamente uma influência na arquitetura da Itália e em especial da Toscana, desencadeando o desejo em muitos lugares de se conseguirem resultados semelhantes.

O pé-direito no interior é mais elevado do que nas basílicas tradicionais graças à criação de galerias no segundo piso. As paredes são construídas com faixas alternadas de mármore branco e negro, e sobre o transepto foi instalada uma original cúpula em forma de elipse, afrescada por dentro com uma cena da Virgem na glória com santos, pintada por Orazio e Girolamo Riminaldi entre 1627 e 1631. O teto tem um forro em madeira talhada e dourada, datado do século XVII, obra dos escultores Domenico e Bartolomeo Atticciati.

Os 27 quadros que cobrem a capela-mor atrás do altar principal, retratando episódios do Antigo Testamento e cenas criptológicas, datam dos séculos XVI e XVII, realizados pelos maiores pintores da Toscana, incluindo Andrea del Sarto, Il Sodoma e Domenico Beccafumi. A catedral também preserva precioso acervo de aparatos litúrgicos do século XVII, incluindo o crucifixo de bronze sobre o altar-mor, anjos tocheiros de Giambologna,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com