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Resumo Catedral De Brasilia

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Por:   •  30/8/2014  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  643 Visualizações

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Catedral de Brasília

A Catedral de Brasília foi construída no período de 1959 a 1970: na primeira fase, de seis meses, apenas a estrutura da nave principal (1959-60), e a conclusão do restante de 1969-70, envolvendo o espelho d’água, batistério, campanário, interior da

nave, vitrais, sacristia, rampa, etc. Uma das obras mais admiradas do arquiteto Oscar Niemeyer, constitui-se em um marco da Arquitetura e Engenharia brasileiras, com uma estrutura inovadora e ousada, que, à época, afirmou a competência e ousadia

dos profissionais brasileiros no cenário mundial. Conforme Brito et al (2000), “Niemeyer procurou uma forma compacta e límpida, composta por 16 montantes de concreto que, ao invés de se unirem em teto, arco ou ogiva, convergindo para uma

abóbada protetora e invertida, se opõem, ao contrário, num gesto violento de tensão, como o de duas mãos estendidas com os dedos abertos num espasmo de súplica. Outros a comparam com a coroa de espinhos de Cristo na Paixão. Representa algo

inteiramente oposto à serenidade ascética do Gótico ou ao contentamento erótico do Barroco”. Apresenta-se como um volume único, capaz de surgir com a mesma pureza, seja qual for o ângulo de visão, pela planta circular e a estrutura que se lança

ao céu em uma série de elementos hiperbólicos. O partido arquitetônico valoriza a forma escultórica, um marco visual reforçado pela escala monumental do sítio onde está implantada e pela homogeneidade do conjunto de edifícios da Esplanada dos

Ministérios.

O primeiro anteprojeto previa 21 pilares, com 40m de altura, e um anel de concreto na base, de 70m de diâmetro, apoiado no chão e servindo de fundação. O número de pilares foi reduzido para 16 por razões estéticas, ficando o diâmetro da base com

60m e a altura de. No topo, uma coroa serve de apoio para garantir a amarração e rigidez, permitindo a iluminação pelo alto. Por uma questão de estabilidade, essa coroa ficou situada bem abaixo do topo, atenuando a leveza e transparência da

estrutura. É notável o contraste da simplicidade da planta baixa com a complexidade da solução estrutural e volumétrica do edifício. O acesso à Catedral bem como de outros edifícios monumentais da cidade é desvinculado da via pública, por uma

rampa que acessa o subsolo, sendo que, visivelmente, só é notada a sua cobertura.

O interior da Catedral é todo revestido de mármore, somando, no total, 500 toneladas desse material. Completando o conjunto, o campanário e o batistério, em forma ovóide. O interior possui três esculturas de anjos, em duralumínio, suspensas por

cabos de aço, no centro da nave. As dimensões das três peças são: 2,22m de comprimento e 100 kg, a menor; 3,40m de comprimento e 200 kg, a média; e 4,25m e 300 kg, a maior. Essas obras foram realizadas com a colaboração do escultor Dante Croce,

em 1970. Os vitrais são de autoria da artista plástica Marianne Peretti. No total, ocupam uma área de 2.200m2, cada peça tendo 10m de base por 30m de altura, composto por 16 gomos de 140m2 em fibra de vidro nas cores azul, verde e branco,

somando, no total, 80 toneladas (Brito et al, 2000).

O objetivo principal do trabalho é caracterizar a estrutura da Catedral de

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