TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da qualidade acústica da catedral de Campinas, Brasil

Resenha: Características da qualidade acústica da catedral de Campinas, Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  Resenha  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo – Artigo: Caracterização da Qualidade Acústica da Catedral Metropolitana de Campinas, Brasil.

Levando em consideração a produção de um artigo sobre a qualidade acústica da Concatedral, percebe-se que na construção do artigo há de início uma introdução sobre as características da catedral e sua história, o fato de ser antiguidade histórica, sua fundação, detalhes sobre as reformas que teve com o passar dos anos, mostrando que tudo tem influência na qualidade acústica da igreja.

O método usado para a caracterização acústica da Catedral Metropolitana de Campinas foi adotando alguns parâmetros acústicos: Tempo de Reverberação (TR), Tempo de Decaimento Inicial (EDT), Clareza (C80), Definição (D50) e o Índice de Transmissão da Fala (STI). Para as medidas foi usado o programa de avaliações acústicas em salas DIRAC da Bruel e Kjaer e alguns equipamentos como mediator, amplificador, fonte sonora omnidirectional, mas antes do início das medições foram feitas verificações nas características arquitetônicas da catedral.

Para a avaliação do comportamento acústico da catedral, levando em consideração as atividades desenvolvidas na igreja, a música e a fala, foi feito um esquema similar ao que estamos fazendo na Concatedral, foram identificadas as fontes sonoras e os receptores, onde do artigo tem um planta de localização de fontes e receptores. A distribuição das fontes foi da seguinte maneira: 5 posições no altar, 2 na região da congregação e 1 no local do coro. Para os receptores a distribuição foi a seguinte: 6 na congregação afim de atender aos bancos, 4 espelhados em relação ao eixo, já que ela é simétrica ao eixo longitudinal, 2 nas laterais, e 2 no altar, levando em consideração o sacerdote como ouvinte.

Resultados:

• O TR médio encontrado foi de 3,5s, considerado insatisfeito, pois levando em consideração a música como uma das finalidades da catedral e seu volume o TR recomendado seria 3,1s, e com um TR recomendado de 1s para a fala, observa-se uma deficiência neste quesito.

• O EDT médio encontrado foi de 3,6s, obtido nas frequências (500Hz – 1kHz). Nota-se que o desvio padrão diminui com o aumento da frequência. Os valores de EDT para baixas e médias frequências são maiores que o TR para as mesmas, indicando que a sensação de reverberância é maior nessas faixas de frequência.

• A média dos valores encontrados para C80 medidos para a banda de frequência 1kHz foi de 4,4dB, considerado inadequado mas relativamente próximo ao limite inferior do mesmo, já que são perfeitamente aceitáveis valores entre -4dB e 4dB.

• A média dos valores medidos de D50 para banda de frequências de 500Hz foi de 0,22, onde o grau de dispersão dos valores por banda de frequência foi considerado relativamente alto.

• Da avaliação do STI resulta o valor médio de 0,43, considerado pobre, mas próximo do que é considerado razoável/suficiente. O grau de dispersão dos valores de STI em relação à curva logarítmica encontrado é baixo, verificando-se um coeficiente de correlação de 0,83.

Depois de todas as análises às conclusões foram as seguinte: Tempo de Reverberação para a fala – Suficiente, Tempo de Reverberação para discurso – Mau, Clareza para a prática de música – Suficiente, Inteligibilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com