TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenario Contemporaneo

Trabalho Universitário: Cenario Contemporaneo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

O cenário contemporâneo nos impõe constantes transformações e mudanças e cada indivíduo compreende-as de forma particular, pois depende da visão de mundo que possui.

O contexto sócio histórico e cultural da atualidade tem como características principais ser globalizado, multicultural e informatizado. As maneiras pelas quais as pessoas se comunicam são mais variadas do que nas décadas anteriores, quando para a comunicação com alguém distante geográfica e/ou fisicamente era necessário utilizar recursos materiais/concretos, tal como o envio de uma carta.

Os avanços tecnológicos, sociais e culturais são capazes de causar impactos nas pessoas, especificamente na forma como elas percebem, constroem e interpretam o mundo e os fatos. Isso se chama visão de mundo.

CHAGAS, Reimy Solange. Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

Valinhos: Anhanguera Educacional, 2013, p. 8.

Fique por dentro!

Visão de mundo é a forma pela qual vemos, percebemos e interpretamos o mundo, e nos ajuda a tomar decisões e responder constantemente às necessidades. A visão de mundo que temos se baseia no modo como percebemos a realidade e isso inclui valores pessoais, crenças e atitudes que irão influenciar a forma como agimos e reagimos às diferentes situações cotidianas.

Se a sua visão de mundo é mais mecanicista, você tenderá a desmembrar um problema – ou um acontecimento qualquer –, em diversas partes, buscando entender seu funcionamento antes de dar uma resposta; mas se for uma visão sistêmica, entenderá que as partes estão intimamente ligadas e tenderá a ver o conjunto dos dados – o todo. Nesses casos, a busca.

Resumo

Por respostas terá um curso de ação diferente, mas não se pode dizer que há uma visão melhor ou pior de mundo, pois tudo depende de cada realidade. Nota-se que alguns fenômenos recentes, como as mudanças de ordem econômica, financeira e política de integração dos mercados mundiais denominada Globalização e a evolução tecnológica e científica, têm gerado preocupação com a sustentabilidade do planeta, a diminuição dos recursos naturais e, consequentemente, vêm modificando a nossa visão de mundo, por abalar conceitos já enraizados e exigir novas formas de atuação, inimagináveis num passado recente.

Os valores que possuímos têm fundamental importância na formação de nossa visão de mundo, uma vez que é a base na formação das atitudes e orientam a vida de pessoas, organizações e países. A sociedade humana estabelece-se em alguns valores fundamentais,

Essencialmente: econômicos, éticos, emocionais e espirituais.

De acordo com sua visão de mundo, o homem pode tomar uma atitude mais passiva e buscar adaptar-se às mudanças, ou uma atitude mais

Saiba Mais

A visão de mundo de um indivíduo está também relacionada a uma importante dimensão da cultura. Mas como podemos definir: o que é cultura? Assista ao vídeo a seguir, que faz parte da coleção Viva Cultura Viva, e retome essa questão em suas análises!

Disponível em:

<http://www.vivaculturaviva.org.br/index.

php?p=2&v=1>

Acesso em: 19 nov. 2013. Aqui

<https://drive.google.com/file/d/0B1lfOtr2UHEU1FCdXFMeWZQNDQ/

edit?usp=sharing>

Ativa, mudando, transformando e/ou inovando a sua realidade. Importa saber como as mudanças estão lhe afetando e quais são as possíveis implicações pessoais ou profissionais que elas produzem em cada um.

Tendo em vista que o mundo está em transformação constante, a nossa percepção de futuro também precisa ser dinâmica, portanto, atualizar-se, buscando conhecer as tendências, possibilidades de inovação e problemas futuros é fundamental. É válido lembrar que por meio da nossa visão de mundo temos a opção de decidir e a possibilidade de influenciar o futuro. Não deixe de exercitar a sua visão de mundo. A cada exercício, melhoramos enquanto observadores, melhoramos como participantes desse universo e passamos a compreender melhor o cenário em que estamos inseridos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com