TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Por:   •  18/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

[pic 2]

Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro

Centro de Ciências Humanas e Sociais – CCH

Licenciatura em História - EAD

Unirio/Cederj

AD1-2019.2

Disciplina: HISTÓRIA DA REGIÃO

Coordenação: LEILA BIANCHI AGUIAR

Tutor à distância: AMANDA DANELLI COSTA

Nome:

Matrícula:

Polo: Miguel Pereira

  1. OBRA

RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins. América Renascentista – um ensaio: as experiências modernas no espaço da Baía da Guanabara – a dupla fundação da cidade: entre utopias e ideais. Revista Morus, v.3, 2006, pp.213-242;

  1. CREDENCIAIS DO AUTOR

Antonio Edmilson Martins Rodrigues: é graduado em história pela UFF-Universidade Federal Fluminense e é docente em história do Brasil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor assistente da PUC-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos temas: cultura, modernidade, cultura moderna e cidades.

A presente resenha se trata de uma obra intitulada de América Renascentista – um ensaio: as experiências modernas no espaço da Baía da Guanabara, do autor e professor António Edmilson Martins Rodrigues. O título da obra já dá uma dica do assunto a ser abordado no trabalho. Tratando do renascimento, o autor enfatiza o Barroco, um estilo que surgiu no fim do século XVI, tendo seu início na Itália e se espalhando para todo mundo, especialmente nos países europeus católicos e também pela América.  

O autor discorre sobre o Barroco, especialmente para abordar as transformações ao qual passara a sociedade no que tange o social, a política e também a economia. Mais que mera transformação, segundo o autor, a América foi influenciada em sua raiz pela cultura renascentista. Para o autor, a América teve sua cultura “inventada” pela cultura renascentista.

 Com o trabalho em forma de ensaio, dividido em um total de seis partes, porém, mantendo o contexto, o autor, problematiza em todas as partes a questão da América e sua formação, onde notoriamente o interesse é pela concepção e relação de cidades formuladas nos moldes renascentistas, suas formas, seus princípios e modos de agir, suas ambições de formação da vida ativa, e a cidade do Rio de Janeiro, considerada aqui uma cidade Renascentista nos Trópicos. A fantasia desenvolvida é de que a cidade do Rio de Janeiro é uma cidade erudita, e não uma feitoria, que seria resultado de um desenvolvimento mercantilista europeu, por exemplo, o ibérico. Combinando, em especial, a ideia de uma fantasia e a ideia de República, o Rio de Janeiro se converte em um espaço privilegiado de combinação de ideias e experiências.

O trabalho do autor, usando referencias que corroboram com suas reflexões, coloca a América como uma criação do Renascimento trazido pelos europeus com uma pitada de Barroco. Segundo Rodrigues, “... há uma inter-relação entre Renascimento e América que torna impossível falar de um sem se referir a outra..." p.2014.  Ou seja, para o autor, isso ocorre porque o renascimento foi um movimento influenciador e formador de opiniões trazendo uma reflexão tradicionalista, porém com a valorização do moderno. Esse moderno, seria o Barroco que como podemos entender no texto, seria uma peça chave do renascimento, pois o Barroco ou sua cultura é entendido como moderno frente à Idade Média, pois traz um debate sobre liberdade e limites da autonomia, pensamentos que não seriam próprios da Idade Média e sim da Idade Moderna. A cultura do Barroco integra assim, ao renascimento, chegando junto com o renascimento a América, influenciando na construção da identidade Americana. A América retratada na carta de Caminha como pura e autêntica, para o europeu era selvagem e incorrupta, sem os traços de modificações que tinha a Europa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (155.8 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com