TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerveja Iataipava

Trabalho Escolar: Cerveja Iataipava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.361 Palavras (6 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de redes de suprimentos e gestão da produção em uma empresa de Cerveja

A HISTÓRIA

Decorria o ano de 1993 quando um grupo de empresários se associou e decidiu comprar algumas máquinas, equipamentos e um terreno perto da rodovia BR 040 - Km 51. Aproveitando o clima ameno da região serrana de Petrópolis no Rio de Janeiro, a existência de água de qualidade excepcional e fazendo uso dos excelentes conhecimentos de um mestre cervejeiro e de matéria-prima importada de alta qualidade, eles fundaram a Cervejaria Petrópolis. No dia 29 de julho de 1994, é realizada a festa de lançamento da cerveja ITAIPAVA, batizada com o nome de um distrito da cidade de Petrópolis, no Shopping. Pouco depois, no dia 1 de agosto, ocorreu à saída do primeiro caminhão de entrega da cerveja ITAIPAVA para os distribuidores previamente cadastrados. A ITAIPAVA era uma cerveja clara, leve, saborosa e refrescante, bastante apropriada para o clima do Rio de Janeiro.

No mês de julho de 1998, a Cervejaria Petrópolis, que havia sido vendida a um novo grupo de investidores, liderado por Walter Faria, empresário ligado ao ramo de produção de algodão, cria um novo rótulo (mais moderno e de fácil identificação) e moderniza a logomarca da cerveja ITAIPAVA, que nesta época começava a ficar famosa em todo o estado do Rio de Janeiro. Durante os seis primeiros anos, tanto a Cervejaria Petrópolis como a marca ITAIPAVA era regional, com uma distribuição pequena e restrita. -

Somente a partir do momento em que houve a visão de crescimento por parte dos proprietários, o investimento aumentou, e foi em 2001 o ano mais importante da cervejaria. Foi trazido da Brahma – AMBEV - o mestre cervejeiro Roland Reis, que com toda sua experiência, começou a reformulação nas fábricas: renovou maquinários e fixou fornecedores de matérias-primas para que o sabor das cervejas se mantivesse. A partir daí, a marca ITAIPAVA começou a crescer, aumentou sua área de distribuição e incomodava cada vez mais marcas tradicionais do segmento. A marca também inovou ao adotar, em 2002, o selo higiênico, uma folha fina de alumínio que cobre a parte superior da lata e que tem de ser retirada para permitir a abertura da mesma, proporcionava ao consumidor higiene e segurança contra impurezas e micro resíduos. O pioneirismo da empresa, que associou sua imagem à tecnologia de ponta e preocupação com a saúde dos consumidores, foi uma importante estratégia de crescimento no mercado.

Em 2003 a ITAIPAVA ganhou novo rótulo (que valorizava os atributos da cerveja: qualidade, leveza e nobreza) e novas embalagens. A Cervejaria Petrópolis ampliou em meados de 2004, as linhas da marca ITAIPAVA com a versão long neck (garrafa de 355 ml) nas versões Pilsen, Premium (cerveja diferenciada de sabor mais encorpado) e Malzbier (cerveja escura e levemente adocicada) e também versões em chope claro e escuro. Pouco depois, em 2006, a marca introduz no mercado mais uma opção de embalagem: o Latão (473 ml).

Recentemente, em 2008, a marca introduziu mais duas novidades a sua linha de produtos: a ITAIPAVA FEST (uma cerveja feita sob medida para conquistar os jovens de 18 a 25 anos frequentadores de casas noturnas, bares, shows e festivais de música, com visual arrojado e apostando no sabor marcante da cerveja lager de baixa fermentação com ingredientes selecionados) e a ITAIPAVA sem álcool. Além disso, a partir de julho de 2008 a “família Premium” foi ampliada, com o lançamento da Garrafa de 600 ml retornável e a Lata com 350 ml, em embalagem inovadora, tipo dispensar com capacidade para 10 latas, especialmente desenvolvida para ir à geladeira.

As novidades da ITAIPAVA para 2009 foram o lançamento de duas novas opções de embalagens: latas de 310 ml de Itaipava Crystal e de Itaipava Fest (que ganha sua primeira versão neste tipo de embalagem). As novas embalagens valorizam o consumo individual e visam o público jovem que gosta de frequentar festas. Outra grande inovação foi o lançamento da ITAIPAVA PREMIUM na versão keg, um mini barril de 5 litros para consumo doméstico. Utilizando o tema “A Cerveja Sem Comparação” desde 2001, a ITAIPAVA ostenta hoje a 5ª posição no Market Share das cervejas no Brasil.

Itaipava Pilsen

Desenvolvida em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, ela tem participação cada vez maior no mercado nacional. Isso é fruto de sua indiscutível qualidade que todos os dias, só faz aumentar a legião de consumidores que não abrem mão de uma cerveja sem comparação.

Uma cerveja diferenciada, de sabor mais encorpado, produzida com malte e lúpulo selecionados e importados da Europa. Ideal para consumidores com o paladar mais exigente.

Itaipava Fest

Cerveja que utiliza como matéria-prima maltes de primeira qualidade, lúpulos com características aromáticas marcantes, conferindo boa conjugação sensorial (aroma e sabor). Cerveja tipo lager de baixa fermentação, apresenta um amargor agradável e teor alcoólico ligeiramente mais elevado que a Pilsen normal. 5,2% vol.

Itaipava Malzbier

Para quem gosta de uma cerveja levemente adocicada, Itaipava Malzbier traz o sabor na medida certa, além de ter somente 4,2% de teor alcoólico em sua composição.

Itaipava Chopp

Feito para deixar as comemorações ainda mais gostosas, o Chopp Itaipava é produzido pelos melhores mestres cervejeiros, trazendo a perfeita combinação de frescor, equilíbrio e leveza para os melhores paladares.

Itaipava Chopp Black

Leve, cremoso e sem comparação, o Chopp

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com