TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Charles Rennie Mackintosh

Trabalho Universitário: Charles Rennie Mackintosh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2014  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 2

Charles Rennie Mackintosh

Charles Rennie Mackintosh nasceu em Glasgow, na Escócia, em 1868 e foi um arquiteto, artista, pintor e designer.

Na sua infância viveu no campo, e foi ai que nasceu a sua apreciação pela natureza em que mais tarde se iria influenciar.

Estudou na Escola de Arte de Glasgow e formado na tradição de Morris e da Arts and Crafts, desenvolveu uma arquitetura assente em estruturas ortogonais de ferro, com paredes lisas de pedra, grandes superfícies de vidro, volumes geométricos, interiores deslocáveis e decoração contida.

Os seus trabalhos decorativos e o mobiliário que desenhou refletem essas preocupações, de um racionalismo mais estrutural e geométrico, combinam a dureza de tradição medieval escocesa com a delicadeza da nova modernidade definida por linhas direitas, padrões geométricos e o uso da madeira.

Ele pretendia combinar nas duas obras a arquitetura e o design, o modernismo e o tradicional, masculino e feminino e o claro-escuro, como meio de equilíbrio.

Desenvolveu um estilo individual, foi influenciado pelas suas experiencias na Europa, Art Nouveau e arte japonesa.

O carácter estrutural da arquitetura e design de Mackintosh foi divulgado por varias exposições universais e tiveram um impacto decisivo na Áustria, onde influenciou um grupo de jovens artistas (arquitetos e pintores) que formaram, em 1897, a Escola da Secessão Vienense, através da qual pretendiam lutar contra os revivalismos das artes académicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com