TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Ciencias Sociais

Ciencias Sociais

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: 23 setembro 2013

Palavras: 819 | Páginas: 4

1 A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)

A partir do século XV, a Europa viveu uma transformação na forma de conceber a existência humana e ver o universo, que propiciou o surgimento de formas de pensar pautadas na razão. O homem deixa de considerar sua existência como predestinação e desenvolve um conhecimento racional. A transformação na esfera do pensamento é acompanhada de crise no modo de organização social da época, o feudalismo. Inicia-se uma nova era não só para a organização do trabalho, o conhecimento humano também sofre modificações.

2-O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?

Com o crescimento da importancia da burguesia na economia dos reinos devido as atividades comerciais por essa classe praticada, os monarcas passaram a apoiar tais atividades econômicas, pois ofereciam mobilidade e circulação maior de capitais, ao contrário do feudalismo dos nobres. Então a burguesia sentia a necessidade de apoiar a centralização do poder nas mãos dos reis para diminuir o poder dos senhores feudais e o rei sentia a necessidade de apoiar a burguesia, pois suas atividades econômicas favoreciam o crescimento dos reinos.

a burguesia estava longe de ser uma classe revolucionária, para além do papel que as atividades econômicas teve como solventes o modo de produção feudal. Em vez disso foi um fator chave no surgimento das monarquias, das quais ele era o principal apoio financeiro através do imposto é um dos principais extrações (juntamente com a baixa nobreza) de recrutamento a burocracia. Em grande parte da Europa, houve uma grande acomodação para a burguesia para o desenvolvimento econômico, social e político do Antigo Regime

3-Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:

Pois o Renascimento expressa compreensão da vida social como resultante das condições políticas e economicas, assim desvalorizando a fé.

4 A partir do século XV, o Renascimento possiblitou mudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são:

-O pensamento social do Renascimento se expressa na criação imaginária de mundos ideais que mostrariam como a realidade deveria ser, sugerindo, entretanto, que tal sociedade seria construída pelos homens com sua ação e não pela crença ou pela fé, ou seja, apoiava-se a ciência.

Conteudo 4 questão 2

ENADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com