TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilização Chinesas

Exames: Civilização Chinesas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 4

Os primeiros grupos humanos a se fixar no atual território da china teriam chegado ali há cerca de 30 mil anos. Por volta de 7000 a.C. surgiram na região as primeiras aldeias á margem dos rios. Nesses povoados, teve início a prática da agricultura, principalmente o plantio de arroz.

Foi no vale do rio Amarelo, no norte da china, que a agricultura mais se desenvolveu. Isso levou ao surgimento de muitas comunidades. Aos poucos, esses povoados se transformaram em pequenos Estados governados por chefes cujo poder era transmitido por meio de laços familiares. Por volta de 2200 a.C. um dos chefes, YU, o grande, unificou esses pequenos Estados e tornou-se rei. Com ele, teve início a dinastia Xia, a primeira da história da china.

Os gorvenantes Xia construíram muralhas ao redor das cidades e organizaram um exército equipado com armas de bronze. Dominando uma área de aproximadamente 1600 quilômetros quadrados, os Xia reinaram até o século XVIII a.C., quando foram derrubados pelos Shang, que fundaram uma nova dinastia.

Sob a nova dinastia, o território chinês passou a ter 100 mil quilômetros quadrados de área. Os Shang governaram até o final do século XI a.C. durante esses sete séculos, a china viveu uma era de florescimento cultural, com criação de uma escrita primitiva- conhecida como Yinxu-que originou a atual escrita chinesa, feita com ideogramas.

Durante a dinastia Shang, os chineses desenvolveram um calendário com 365 dias, passaram a utilizar conchas como dinheiro,criaram instrumentos musicais, como tambores e sinos, e descobriram a técnica da fabricação de tecidos de seda a partir dos casulos do bicho da seda. Os chineses da era Shang acreditavam em vários deuses, consultavam oráculos e faziam sacrifícios humanos e de animais em nome dessas divindades.

Os Shang governaram até 1027 a.C. quando foram derrubados por um rei vizinho que deu início á dinastia Zhou. Transcorreram, então, duzentos anos de tranquilidade. A partir do século IX a.C. os grandes proprietários de terra e os pequenos estados sob seu controle tornam-se mais poderosos, enfraquecendo cada vez mais o poder real.

A partir do século V a.C. os reinos de Chu, Yan, qi, Zhao, Han, Wei e Qin passaram a disputar a hegemonia da China. Teve início, então, um período de lutas que se entendeu de 475 a221 a.C. Foram anos de violência que ficaram conhecidos como Período dos Reinos Combatentes.

Essa crise estrutural da sociedade chinesa provocou reflexões a respeito do papel do estado, das leis e dos gorvernantes. Também estimulou o nascimento de teorias filosóficas, como o taoísmo e o confucionismo.

Em 221 a.C. depois de muitas batalhas, oreino de Qin anexou os territórios dos reinos adversários e unificou a china. Seu rei, Ying Zheng, pertencente à dinastia Qin, proclamou-se imperador. Era o começo da frase imperial da história chinesa.

Durante seu governo, Ying Zheng 221- 210 a.C. transformou a china em um império fortemente centralizado. Padronizou o sistema de pesos e medidas e os diferentes tipos de escrita, criou um rígido conjunto de leis e construiu estradas.

Para defender o território chinês de invasões, determinou que as muralhas que protegiam as cidades fossem interligadas. Mais de 1 milhão de trabalhadores foram mobilizados nessa tarefa, que resultou na construção dos 4200 quilômetros da Grande Muralha, no norte da china.

Com a morte de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com