TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilização grega

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo do livro As veias abertas de Eduardo Galeano.

O autor descreve em seu livro uma realidade da época em que a descoberta da América em que vemos em muitos livro de Historia uma realidade distorcida do que realmente foi.A chegada dos europeus na América foi assim bem recebida pelos os Índios, que achava ser os deuses por ter a cor braça como giz e usavam armaduras e por que vinha do mar. Os europeus acharam ter chegado o paraíso e assim fizeram de amigos pos pretendia ter a ajuda dos índios para o que eles procuravam e pretendia fazer, negociavas com os índios só ate caíram na realidade que o único objetivo deles ali era pega o ouro e suas mulheres, assim eles se revoltaram e não fazia, mas o que os brancos que eles achavam ser os deuses, começaram ai seus tormentos a exploração e as atrocidades dos europeus contra os índios.

Também com a chegada dos brancos veio junto as doença que assolou a tribo e muitos vieram a falece. Os que sobreviveram foram feito de escravos na retirada do ouro, e comercializados.

   A busca gananciosa pelo ouro e prata era como porcos famintos não tinham pudores houve guerras destruíram cidades inteiras deixaram pó sobre pó a crueldade não tinha limite para alcança seus propósito.

  A história do desenvolvimento da América Latina integra a história do desenvolvimento do capitalismo mundial, quer dizer, os países ocidentais europeus, juntamente com os Estados Unidos, são o que são graças e exclusivamente a apropriação dos recursos existentes nos estados e nações latinos americanos, devido a sua forte e ininterrupta exploração. O desenvolvimento dos pais europeus desenvolve a desigualdade da América latina todas as riquezas fora tiradas e levadas.

Potosi uma cidade que chegou ser a maior das Américas com suas grandes riquezas foi explorada sugada ate a ultima gota de sangue e deixada as moscas, hoje sobrevive com a pobreza e as lembranças boas  e ruim do passado em pensar que a igreja contribuiu com a ganância e maltratava aqueles que eram pra ser protegidos.

Os índios eram visto como animais por não acredita nos milagre de Jesus e por isso merecia o sofrimento, os espanhóis levaram toda riqueza de Potosi.

Não tão menos agradável e nem menos sofrido o Brasil também sofria pelas mesmas cobiça o ouro, os portugueses ao chegar as terras brasileiras não veio para beneficiar as terras e sim em busca de benefícios material ‘o ouro e as especiarias da terra’, e  assim escravizava e matavam humanos rotulados como escravos e muitos desse nem chegava ao Brasil morriam no trajeto da exportação, era tratado como animal, em Ouro Preto em Minas concentrava a maior quantidade de ouro, era como capim e foi tirado que  não tinha onde mais colocar assim construíram muitas igrejas católicas com o ouro por não ter onde colocar tanto dinheiro.

A cobiça pelo Brasil, sedo sugado pos todos sendo assim só resto os templos e as obras de artes o resto só pedra sabre pedra. Minas Gerais terá que brotou ouro só restou a decadência triste a fria realidade para um povo que viveu e sobreviveu as riqueza da terra mineira.

O século XVIII foi marcado pela economia brasileira o açúcar foi um dos principais de vendas chegou a ser chamado, Ouro branco, o crescimento de exportação do açúcar tornando a região do nordeste o cento econômico mais importante durante esse período de grande produção, era explorado trabalho escavo dos índios e também dos escravos africanos o produto era exportado para Portugal. O açúcar entra em decadência com a expulsão holandesa contribuindo com a decadência do nordeste. O açúcar arrasou o nordeste, o nordeste era a zona mais rica do Brasil e hoje a mais pobre. Também tivemos a descoberta da borracha se tornou a cobiça da Europa e dos Estados Unidos que surgia as indústria de automóvel eles precisaria da borracha, a comercialização da  borracha internacional do produto revelou- se muito lucrativa gerando assim uma economia para a principal fonte que era a Amazônia,a crise econômica gerada pelo término deixou marcas profunda na Amazônia a borracha que gerava uma redá para o local agora não mas, so restava a peste e a fome.

Junto com a borracha surgia o cacau com a queda da comercialização do açúcar surge o cacau dando assim uma esperança ao nordeste.

O cacau foi uma peca importante na economia brasileira teve seus momentos de gloria.

O café veio com tudo e trouxe ao Brasil uma mudança durante seu reinado de topo na economia brasileira, a comercialização de escravo já custava muito caro assim o trabalho escravo não tava dando lucro e sim gastos, então passou ser usado o trabalho dos emigrantes passou a ser assalariado preferido. a exportação do café. O café torna a principal atividade agrícola no pais naquele século por suas riqueza o café se espadim por quase todo pais tudo parecia bem os produtores esta lucrado o pais crescendo ai veio a crise no Brasil, usurpado pelo pais consumidor os Estado Unidos traz conseqüências grave ao Brasil como fornecedor e que sofre as conseqüência com muito café estocado e perdendo, com o passa dosa nos a crise do café foi se estabelecendo voltado a dar uma estabilidade ao pais. Com a estabilidade do café nem assim a repressão sanguinária na Colômbia foi o bastante para parar anos de guerra entre partidos que se dizia liberal e conservadores foi uma triste realidade uma guerra com crueldade sem limites onde neguem tinha o direito de respirar eram mortos como pragas na plantação. O café teve beneficio como as ferrovias, estradas e indústrias  mas também junto veio a desgraça ao povo colombiano, mesmo depôs de a guerra de anos ter acabado não tiveram motivo para comemorar veio as doenças a desigualdade social, falta emprego e escolaridade para os mas pobres em quanto a elite era favorecida com as faculdades privada para os filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (77.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com