TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Civilizações antigas: Hititas, Babilônios, Fenícios, Godos, Visigodos, Sumérios, Acádios, a civilização cretense, a antiga Grécia

Artigo: Civilizações antigas: Hititas, Babilônios, Fenícios, Godos, Visigodos, Sumérios, Acádios, a civilização cretense, a antiga Grécia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/7/2014  •  Artigo  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

civilizações antigas: Hititas, Babilônios, Fenícios, Godos, Visigodos, Sumérios, Acádios, a civilização cretense, a antiga Grécia...

Hititas: Os Hititas foram nômades vindos do Cáucaso que se estabeleceram na Capadócia em 1640 a.C.; se expandiram em direção à Síria, Babilônia e Egito até serem dominados pelos gregos em 1200 a.C. Praticavam o politeísmo, a agricultura, o artesanato, a mineração de ferro e o comércio. O rei exercia o poder político, religioso e militar. Os ricos comerciantes e nobres gerenciavam os negócios do Estado e o trabalho braçal era feito por escravos. Utilizavam a escrita cuneiforme.

Babilônios:A civilização babilônica, construída nas margens do rio Eufrates, existiu entre os séculos XVIII ao VI a.C. Os babilônios tinham conhecimentos de astronomia, fizeram um relógio de sol bastante preciso, desenvolveram um dos primeiros códigos de leis (o código de Hamurabi) e um calendário para prever as cheias do Eufrates e desenvolver a agricultura.

Os fenícios, no século 30 a.C., se instalaram em regiões onde hoje fica o Líbano, Israel e Síria. Como havia pouca terra arável, eram sobretudo artesões, comerciantes e marinheiros. Criaram o alfabeto fonético. Fizeram longas viagens; há quem diga que chegaram até a América. Seu declínio teve início no século 9 a.C.

Os Godos eram povos germanos. Vieram Escandinávia, migraram para o sul e no século III invadiram e conquistaram parte do Império Romano na Itália, na Ásia Menor e na península Ibérica.

Os Visigodos dominaram a Europa centro-oriental no século III, após a tomada de Roma. Faziam parte dos chamados povos bárbaros.

Os sumérios viviam na região Mesopotâmica (atual Iraque). Construíram uma civilização importantíssima: implantaram a agricultura e a irrigação, desenvolveram a astronomia e a matemática e, para melhor administrar o Estado, inventaram a escrita.

De origem semita, os Acádios chegaram ao norte da Mesopotâmia por volta de 2400 a.C. e conquistaram as cidades-estado sumérias, formando o Primeiro Império Babilônico. O Estado era centralizado, monárquico e politeísta. Transcreveram as obras literárias sumérias e construíram palácios e outras obras monumentais.

A civilização cretense nasceu por volta do ano 3000 a.C. Os habitantes da Ilha de Creta, vindos provavelmente da Ásia Menor, criaram uma civilização brilhante, voltada para a navegação. Desenvolveram comércio marítimo com as outras ilhas do Mar Egeu, Chipre, Síria e Egito. Destaques: escrita (tipo hieróglifos), artesanato em metal, cerâmica e arquitetura. As ruínas de Cnossos, o palácio do Rei Minos e as lendas do Minotauro ainda existem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com