TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Codigo de hamurabi

Por:   •  25/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2

O Código de Hamurabi consiste em 282 leis severas que foram estabelecidas por Khammu-rabi Rei da Babilônia em 1780 a.C.

O Código de Hamurabi é considerado o primeiro registro juridico da humanidade. O ponto principal do código era a lei de Talião: ''olho por olho, dente por dente''. Ou seja a pessoa que cometia uma irregularidade ou crime pagava com uma punição no mesmo sentido e intensidade. Mas a puniçao era dada de acordo com a categoria social do criminoso e da vítima. Se um nobre homem batesse num escravo, o escravo não poderia bater no nobre homem.

Outro ponto imporante era a garantia de direito as mulheres.

A mulher da Mesopotâmia possuia muitas vezes um grau de liberdade diferente de algumas outras civilizações. O Código permitia que as mulheres se separassem legalmente e garantia que metade dos bens do casamento fosse dado à mulher (dependendo do motivo da separação), e esta poderia até mesmo repassar aos filhos na ocasião de sua morte. E dependendo das circuntâncias as mulheres podiam até abandonar o casamento.

No paragráfo 129 diz o seguinte:

Se a esposa de  alguém é encontrada em contato sexual com um outro, se deverá amarrá-los e lança-los nágua, salvo se o marido perdoar à sua mulher e o rei a seu escravo.

A partir deste é possível perceber que se a mulher confabular contra o marido e de forma desleal e tentar subtrair parte de seus bens ela não terá da sua parte, e o marido não terá nenhuma obrigação com as depesas nem de viagem nem com a separação, mas caso o marido não de a ela a punição, a mulher poderá viver na casa do seu marido como escrava.

Nos paragráfos 130, 133 e 141 do Código também temos exemplos dos direitos das mulheres.

No Código de Hamurabi podemos perceber que os escravos também possuíam direitos e privilégios. Exemplos:

175º Se um escravo da Corte ou o escravo de um liberto desposa a mulher de um homem livre e gera filhos, o senhor do escravo não pode propor ação de escravidão contra os filhos da mulher livre.

176º Mas, se um escravo da Corte ou escravo de um liberto desposa a filha de um homem livre e depois de tê-la desposado, esta, com um donativo da casa paterna, se transporta para a casa dele, se ele tem posto sua casa, adquirindo bens e em seguida aquele escravo morre, a mulher nascida livre poderá tomar o seu donativo e tudo que o marido e ela, desde a data do casamento, adquiriram deverá ser dividido em duas partes: uma metade deverá tomá-la o senhor do escravo, a outra metade a mulher livre paraos seus filhos. Se a mulher livre não tinha um donativo, deverá dividir tudo que o marido e ela desde a data do casamento adquiriram em duas partes: metade deverá tomá-la e senhor do escravo, a outra a mulher livre para os seus filhos.

Nesses dois parágrafos do Código se é possível ver alguns dos privilégios que os escravos possuíam dentro do território da Mesopotâmia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com