TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Entender O Conflito Entre Israelenses E Palestinos Com 5 Perguntas Essenciais

Ensaios: Como Entender O Conflito Entre Israelenses E Palestinos Com 5 Perguntas Essenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

Qual a origem desse conflito? As tensões nessa região remetem-se ao primeiro fator de conflito é a disputa pelo território da Palestina, terras sobre as quais palestinos e israelenses têm direitos. Como entender esse contexto? Muito simples, a região da Palestina localizada entre o rio Jordão e o Mar Mediterrâneo foi povoada pelos muçulmanos e outras comunidades árabes. Por outro lado, os judeus tinham sido expulsos da Palestina pelos romanos na primeira era cristã, e sem a pátria, os judeus dispersos acalentavam o sonho de voltar à terra, e na sua ausência, a região foi ocupada por outros povos, os quais reivindicam o direito de permanência nesse lugar.

O desejo de retornar à sua terra fez com que muitos judeus começassem a reocupar a região, começando um processo de migração, além disso, os judeus mais ricos puderam comprar possessões de terras através do governo britânico na época em que a região da Palestina ficou em poder da Inglaterra. Os ingleses também se comprometeram em ajudar os judeus a construir um estado livre e independente no território palestino. As áreas de assentamento foram formalizadas com essa finalidade.

Judeus e palestinos tiveram que conviver num ambiente de disputa e diverso, e um ambiente hostil se estruturou. Após a Segunda Guerra Mundial em 1947 a ONU estabelece a divisão do território entre judeus e palestinos. Os judeus ocupariam 57% das terras com seus 700 mil habitantes e os palestinos ocupariam 43% com uma população de 1,3 milhão de habitantes. A conseqüência dessa intervenção foi a Guerra entre Israel e a Liga Árabe. Israel venceu o conflito e ampliou para 75% o domínio sobre as terras da região, área reservada para os palestinos. Em 1948, a ONU reconhece o Estado de Israel. Existe uma demora em criar o Estado Palestino, uma das causas do conflito.

E a Faixa de Gaza? A Faixa de Gaza fica localizada na Palestina, entre Israel e Egito, concentra hoje uma população de um milhão e setecentos mil habitantes. Toda cercada por muros, durante a semana, uma vez ao dia, é aberta uma passagem para circulação de trabalhadores internacionais e um número limitado de palestinos que autorizados para ajuda médica e humanitária. Em 1950 essa região ficou sob o controle do Egito, representando os interesses palestinos. Em 1956, Israel tomou a Faixa de Gaza, recuando no ano seguinte devido as pressões internacionais. Mais tarde, em 1967, Israel invadiu Jerusalém, Cisjordânia e a Faixa de Gaza, se recusando a devolver o território aos palestinos. E para defender a luta palestina, foi criada a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), seu líder Iasser Arafat tinha o apoio do Al Fatah, organização que prega a luta armada e o terrorismo para destruir Israel.

O que é a intifada? A intifada tem sinônimo de revolta, a revolta dos palestinos contra os israelenses .No início da década de 1980, os árabes iniciam a Intifada, rebelião popular em Gaza. Palestinos enfretaram os soldados de Israel nas ruas, e se enfrentam desde então. A comunidade palestina enfrentou os soldados israelenses com pedras e paus.

A Segunda intifada ocorreu após o líder israelense Ariel Saron caminhar pela esplanada das mesquitas e templos considerados sagrados para judeus e muçulmanos, começando uma nova revolta no ano 2000.

Em 2008 o Hamas convocou os palestinos para uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com