TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflito Árabe-Israelense

Resenha: Conflito Árabe-Israelense. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Resenha  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

Há décadas, judeus e árabes reivindicam direitos sobre a região da Palestina. A criação do estado judeu no território da Palestina se deu a partir do movimento sionista, que surgiu no fim do século XX na Europa, na tentativa de devolver aos judeus a região de onde haviam sido expulsos na Idade Antiga.

Após a derrota do Império Turco Otomano na Primeira Guerra Mundial, a região da Palestina ficou sob o domínio dos britânicos, que se comprometeram a ajudar a construir um estado livre e independente para os judeus. Até então, o convívio entre os povos árabes e as comunidades judaicas era relativamente pacífico, tanto que seus representantes chegaram a propor a instituição de um Estado único, no qual todos teriam liberdade religiosa e política. Essa medida, no entanto, não foi efetivada porque o Império Britânico pretendia fixar seu domínio naquele território, o que se tornaria mais fácil com a oposição dos povos.

Entre as décadas de 1930 e 1940, com a ascensão do nazismo e a constante perseguição dos judeus na Europa, a migração dos povos judaicos para a região da Palestina se intensificou consideravelmente. No entanto, as áreas de assentamento de judeus e palestinos não foram delimitadas, dessa forma, dois grupos de características étnicas e religiosas muito distintas se viram obrigados a compartilhar o mesmo território. Nesse período, então, começaram a surgir os violentos conflitos entre árabes e israelenses.

Durante a Segunda Guerra Mundial, mais de 6 milhões de judeus foram massacrados pelos nazistas nos campos de concentração. Isso sensibilizou a opinião pública e aumentou o apoio por parte da comunidade internacional à instituição de um Estado judaico.

Assim, a recém-fundada ONU (Organização das Nações Unidas) consentiu, em 1947, a divisão da Palestina em duas partes: 57% do território para o Estado judeu e 43% para o Estado árabe. Embora a decisão não tenha sido aceita pelos árabes que já viviam na região, o Estado de Israel foi proclamado no ano seguinte.

A insatisfação do povo árabe fez com que, no ano de 1948, a Liga Árabe (Egito, Líbano, Jordânia, Síria e Iraque) invadisse Israel com o objetivo de reconquistar o território, dando início à Guerra de Independência. Os árabes, porém, não foram vitoriosos e ainda perderam territórios para os israelenses, o que aumentou para 75% o domínio de Israel. Nesse mesmo período o Egito assumiu o controle da Faixa de Gaza e a Jordânia recebeu a Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

A luta do povo da Palestina passou a ter notoriedade política em 1964, com criação da OLP (Organização para a Libertação Palestina), que tentava recuperar os territórios ocupados por Israel por meio de guerrilhas. Em 1967, a tensão na região deu origem à Guerra dos Seis Dias, que fez com que mais de 500 mil palestinos fugissem para países vizinhos. Nessa época, a Faixa de Gaza, as Colinas de Golã (na Síria), o Sinai (no Egito), a Cisjordânia e Jerusalém Oriental foram ocupados por Israel.

Já no ano de 1973, eclodiu Guerra do Yom Kipour (Dia do Perdão): Egito e Síria atacaram as Colinas de Golã e o Sinai, tentando reconquistar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com