TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como a Psicanálise é Aplicada

Por:   •  22/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

Como a psicanalize é aplicada

Um dos objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, para estabelecer uma boa transferencia, com o intuito de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. A abordagem inicial deve levar o individuo a se sentir confortavel em pensar na volta, além disso é preciso deixar claro para o paciênte que apenas uma sessão o problema não será resolvido. Ademais todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

Durante uma sessão a pessoa se deita no divã, e começa a falar a respeito dos seus sentimentos, comportamentos, conflitos, sem fazer contato visual com o terapeuta, para que não tenha vergonha em dizer o que sente. Bem como em outros tipos de psicoterapia, na hora que a pessoa está falando, o terapeuta vai procurando a origem dos problemas psíquicos e ajuda a pessoa a buscar maneiras de lidar com essas questões.

O método a ser ultilizado pelo terapeuta é a livre associação de ideias, que consiste em verbalizar tudo aquilo que vier à mente do paciênte, mesmo que as vezes pareça ser avulso, o impulso em selecionar alguns fatos determinados para contá-los sera explicado posteriormente. Dessa forma o paciente consequentemente o paciente entendera melhor as razões do seu declineo como um todo.

Reforçamento

• O reforçamento tem dois efeitos: fortalecer o comportamento, e gratificar a pessoa;

• Uma consequência reforçada pode ser recompensadora ou prazeroso, mas nem sempre é o caso;

Reforço e recompensa não são sinonimos

Ex: as pessoas são reforçadas para trabalhar, ate pq todos temos contas pra pagar, mas muitos acham seus trabalhos chatos e desinteressantes, e não recompensadores.

comida, higiene, sexo são condições necessarias a sobrevivencia, logo qualquer comportamento que resultem nestes, seram automaticamente reforçados, ja que essas consequencias são de interesse do organismo

Ferimentos, doenças são prejudiciais a sobrevivencia portanto qualquer comportamento que tendem a reduzir ou evitar essas coisas serão reforçados, ja que evitar tais condições é de interesse do organismo.

• Podemos dividi-los em duas categorias: reforços benéficos ( reforço positivo ), e reforços que amenizam prejuízos ao organismo ( reforço negativo ).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com