TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação de livros didáticos

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A presente análise comparativa é parte integrada do trabalho em grupo do 1° período, do curso de licenciatura em história, pela universidade norte do paraná, e tem como o objetivo de realizar uma análise comparativa entre três livros didáticos, escolhidos aleatoriamente objetivando observar como o tema “o fim do império romano” é abordado. Com isso buscamos compreender, de que forma é apresentado aos alunos daquele ciclo didático, qual o espaço destinado ao assunto , de que forma este período da história da humanidade é tratado nas escolas, assim como, os quais aspectos que se dá maior importância.

Foram selecionados três obras destinadas ao ensino médio, são elas: história uma abordagem integrada, história do mundo ocidental e história geral e Brasil. Cujas análises e conclusões serão apresentadas a seguir.

DESENVOLVIMENTO

Os livros selecionados apresentaram “o fim do império romano da seguinte maneira:

o livro história uma abordagem integrada abordou o tema de uma maneira mais rápida sem muitos tópicos abordando as questões principais que ocorrerão em Roma, e usou em vez da expressão “o fim do império romano” fez o uso do termo “a destruição do império romano”, resumiu de maneira esclarecedora os motivos que contribuíram para o fim deste império. O autor apresentou de maneira clara o social daquela época como economia, política, filosofia e cultura. O tema em questão foi apresentado como o fim do mundo antigo.

A obra história do mundo ocidental traz informações mais detalhadas sobre este período desde a localização da roma antiga, sua origem até o seu declínio. O autor procurou de maneira mais detalhada através de vários subtítulos abranger de forma mais ampla todos os acontecimentos ocorridos na roma antiga, apresenta todo o social da época ainda mais detalhado do que a obra anterior. O livro foi apresentado com o fim do império romano.

Já o livro história geral e brasil, além de ser um livro de maior facilidade de interpretação, fez uso de muitas imagens antigas, esta obra foi a de maior facilidade de interpretação fez uso de vários tópicos. Abordou “o fim do império romano de uma maneira mais ampla do que os outros autores anteriormente. Em relação do social fez mais enfase na cultura da roma antiga. Esta obra também como as outras foi estudada como o fim do império romano.

Ao fazer a análise dessas obras, ambas destinadas ao ensino médio, podemos ver que, os livros selecionados procuram apresentar discussões conceitual sobre os temos abordados nesse período. O glossário utilizado nos livros , ajuda os alunos a entender algumas expressões utilizadas durante a unidade , também aprofunda e trabalha mais imagens, e ainda faz com que o aluno utilize mais a sua forma de interpretação, trazendo mais texto e levantando algumas questões para os estudantes interpretarem.

Os autores também fizeram o uso de algumas disciplinas como: geografia através dos mapas de localização da roma antiga , filosofia através de estátuas de Deuses que os romanos acreditavam e que era a religião oficial de Roma na época, isso é caracterizado filosoficamente como mitologia e linguagem (língua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com