TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cullen transcrição conceitos

Por:   •  25/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Meus Conceitos

1- Espaço Intangível: Pela interposição de cortinas, espelhos ou quaisquer outras formas de ilusão, pode dar-se a ideia de que as paredes se dissolvem, dando lugar a um espaço intangível que parece recuar a medida que, avançamos simultaneamente, fechar-se nas nossas costas. Neste caso, a sensação de espaço não se encontra particularizada pelas paredes do recinto ma paira, como um cheiro, sobre a atmosfera.. É, talvez, a expressão mais aguda dessa força emotiva. Os exemplos que apresentamos - um bar londrino e o museu de Oxford - não necessitam, certamente, de explicação, bastando apenas actescentar de esqueletos didáticos no museu, contribui para acentuar ainda mais o clima de interpenetração espacial.

2- Delimitação do Espaço: Os meios que se utilizam para deimitar um espaço ou um recinto são, muitas vezes, de uma fragilidade extrema. Um arame esticado, como um risco, entre duas paredes, uma faixa de lona armada em toldo. Em Chandigarh tive ocasião de ver um grupo de palhotas (habitações de adobe com teto de palha) à sombra de três grandes árvores isoladas na planície. O espaço cercado pelas árvores havia se transfomado no centro cívico da minúscula comunidade. Veja-se nas fotografias opostas, da Riviera Francesa e de um restaurante do Festival da Grã-Bretanga, como se torna possível obter a delimitação de um recinto, utilizando apenas cana de bambu, e como esta adquire um certo encanto evocativo pelo fato de encerrar um determinado espaço ao mesmo tempo que deixa entrever o que está para além.

3 - Visão para o Exterior: Tendo-se determinado a existência de uma de sensação de aqui, de identificação com um determinado local, torna-se evidente que não pode deixar de existir a sensação oposta de Além e é precisamente na forma como se estabelece a relação entre estas duas qualidades que reside o dramatismo das relações espaciais. Com estes dois exemplos para demonstras a nossa primeira reação perante aquilo que vermos para além de um recinto. No caso de Bath, à esquerda, o panorama exterior ao recinto surge como uma dimensão extra, enquanto as árvores no jardim sueco, em baixo, não parecem ter o mesmo caráter bravio da que se encontra fora do espaço murado: essa está além.

4 - Além: Estas duas fotografias destinam-se a ilustrar o que pretendemos significar por "sensação de além": é a qualidade, de certo modo lírica, de alque que está ao mesmo tempo presente e fora do nosso alcance, está além. No muro da estrada margunal de Aldeburgh estão projetadas as sombras das casas, impregnando-o de risos e calor humano.  Para além fica apenas um imenso espaço vazio. No meio da paisagem agreste da Escócia (em baixo) a distâcia adquire para nós uma certa intemidade graças ao muto  caiado, fina linha branca que orienta o olhar para fora, pois, pelo significado que atribuímos (percurso possível) ela projeta-nos para além dos seus limites.

5 - Público e Privado:  Sublinham estas diferenças as várias características ligadas a setores do ambiente, características de cor, caráter, escala, etc... Neste caso, a mudançao será entre um Aqui ( Victoria Street) e um Ali privedo ou semiprivado ( Westminster Cathedral).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com