TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepção Pedagógica

Ensaios: Concepção Pedagógica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 2

Analise as afirmativas que seguem, com relação à concepção pedagógica reprodutora.

I) O aluno, nessa concepção, adquire o hábito de tomar notas e memorizar, além de ter atitudes passivas e falta de atitudes críticas;

II) A relação professor-aluno é de extremo equilíbrio, ou seja, é horizontal, e não imposta.

III) Os castigos são comuns aos alunos que não obedecem ao professor paramanter a ordem, bem como a reprovação é a maior forma de punição aos alunos que não aprendem ou que não obedecem.

São corretas as assertivas:

I, II e III

III, apenas

II, apenas

I e III, apenas

I e II, apenas

A concepção de educação que prioriza o diálogo entre aluno-aluno e aluno-professor, na criação e recriação do conhecimento a partir da realidade onde ambos os participantes do processo educativo estão inseridos é a:

Educação como reprodução da sociedade

Educação como transformação da sociedade

Educação como luta de classe

Educação como redenção da sociedade

Educação liberal, como criação da sociedade

Durante um curso de formação de professores para a atuação no ensino fundamental, um dos palestrantes comentou sobre a importância da pesquisa, argumentando que essa atividade desenvolve a capacidade de dialogar, de compartilhar, de criticar, de discutir ideias, de construir novos caminhos e de interagir saberes. Nesse caso, ele estava falando sobre a pesquisa formativa, tanto aquela realizada pelos professores, quanto a realizada pelos alunos.

Com relação a esse pequeno texto, analise as proposições que seguem:

I – A pesquisa realizada pelo professor no processo de auto-formação é diferente daquela destinada a produzir teoria a respeito de uma determinada questão ou de um determinado problema social.

II – O objetivo da pesquisa realizada com alunos, entre alunos e por meio de alunos, é a formação desses como pessoas, como futuros educadores e a formação como pesquisadores por meio da pesquisa.

III – A experiência da pesquisa é subordinada à experiência didática, à formação de pessoas numa vivência de educação que incorpora práticas de pesquisa como um momento da própria formação.

São corretas as afirmativas:

II e III, apenas

I,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com