TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Constituição do moderno sistema mundial colonial

Seminário: Constituição do moderno sistema mundial colonial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Seminário  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento Texto: A constituição do sistema-mundo moderno -colonial

PAG PARAG TRANSCRIÇÃO

13 2º “Sublinhemos que nenhuma sociedade escapa de dimensão territorial. O território é, sempre, também abrigo e proteção”.

14 2º “Toda sociedade, ao se constituir, no mesmo movimento, conforma seu espaço. Dessa maneira, o território não é externo à sociedade que o constitui”.

15 1º “Até 1453-92, não se podia falar de mundo do mesmo sentido que falamos hoje, até porque a idéia de que vivíamos em um planeta, com a forma que viríamos a chamar de um globo, não era disseminada”.

15 2º “As contradições com que se debatia a Europa na sua idade Média ensejaram uma solução que, mas tarde, viria se constituir na forma geográfica por excelência das sociedades modernas”.

16 1º “ Não estranhemos, pois, quando, hoje em dia, a questão do lugar ganha novamente sentido por meio de sujeitos sociais como os povos originários, camponeses e afro descendentes”.

16 3º “Resultou daí um deslocamento de coerção político-legal, de sentido ascendentes, para uma cúpula centralizada, militarizada: o Estado absolutista”.

17 2º “ As lutas camponeses que ameaçavam a ordem senhorial e sua territorialidade de fragmentária estavam subjacentes à ordem centralizada no estado nascente sob hegemonia de uma nobreza atemorizada”.

17 2º “Os direitos de propriedade privada e os direitos de governo público tornam-se absolutos e distintos”.

18 1º “Estamos, pois, diante de um processo de mudanças; de um ordem fundada numa territorialidade fragmentária, com base na propriedade condicional, para uma nova territorialidade estatal”.

18 3º “ Até 1453, o que havia de contato entre o oriente e o ocidente é o que chamamos hoje de oriente médio".

18 4º “A Europa, vê-se, não era o centro do mundo. Aliás, todo o legado que os europeus vão considerar próprio, como a tradição de filosofia grega, chegou-lhes por mãos árabes, sobretudo da filosofia grega”.

19 1º A idéia de “novo mundo”, bem como toda a obsessão pelo “novo”, que tanto marcará a chamada modernidade, o imaginário europeu ocidental desde o renascimento e o colonialismo, deveu-se à necessidade de firmação frente ao “Mundo Antigo”.

19 2º “O que aqui sustentamos é que não há um pólo ativo, a Europa, e outro passivo e mera vítima da história, que é o lado colonial”.

20 1º “Ora como o meridiano de Greenwich, quando a Europa Norte Atlantica, resolveu marcar a terra com seu próprio meridiano, a partir de um subúrbio de Londres, Greenwich”.

20 2º “Há um poder marcando a terra, impondo ao mundo um principio, um marco zero”.

20 3º “Afinal, não fosse a América com seus povos e suas riquezas tão importante, não teria nenhum sentido a sua dominação pelos europeus”.

21 1º “Há sempre, é claro, entre os dominados, mais do que aquilo que neles vêem os dominadores”.

21 2º “A forma estatal desse sistema-mundo moderno-colonial será consagrada em Westfália, em 1648”.

21 2º “Assim,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com