TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições Dos Espanhóis Na Cultura Brasileira

Monografias: Contribuições Dos Espanhóis Na Cultura Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  37.146 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuições dos espanhóis na cultura brasileira

As contribuições dos espanhóis para a cultura brasileira foram a culinária, presente em muitos restaurantes no Brasil e com temperos presentes em diversos tipos de comida brasileira. Além disso, os espanhóis contribuíram com as suas danças, que são muito populares nas grandes cidades brasileiras. A literatura brasileira também foi influenciada pela espanhola, como é possível perceber em alguns livros brasileiros.

A história dos imigrantes espanhóis no Brasil

A imigração espanhola foi a terceira maior no território brasileiro.

Os espanhóis já estavam no Brasil desde o período colonial, porém, só se pode falar de uma efetiva imigração organizada espanhola para o Brasil a partir do final doséculo XIX.

Os primeiros espanhóis chegaram ao Brasil na década de 1880. Até o final do século XIX, houve um grande fluxo de galegos.

No começo do século XX passaram a predominar os andaluzes. Com a decadência daimigração italiana no Brasil, os espanhóis foram atraídos aos milhares para o Brasil a fim de substituir a mão de obra italiana no café.

A partir do século XIX, intensificou-se o movimento migratório espanhol, provocado por problemas econômicos e pelo desenvolvimento industrial tardio da Espanha.

O imigrante tinha o sonho de conseguir melhores condições de vida, e o Brasil apresentava a perspectiva positiva de acesso à propriedade da terra, às oportunidades de trabalho e à fortuna fácil.

Os espanhóis no Brasil cresceram no início do século XX, com ajuda do governo paulista, que necessitava atrair trabalhadores para as colheitas de café. A imigração espanhola foi grande até a década de 1930. A Guerra Civil Espanhola formou um novo fluxo de imigrantes que fugiram para o Brasil.

Com a reerguida da economia espanhola após o fim da guerra, o número de imigrantes caiu.

Economia

Quando chegavam ao Brasil, os Espanhóis trabalhavam, principalmente, nos cafezais paulistas.

Alguns espanhóis conseguiam acumular capital no campo e aplicavam na cidade em pequenos negócios, passando assim a ter melhor condições financeiras. Formou-se rapidamente uma comunidade espanhola de operários, trabalhando nas nascentes indústrias brasileiras. Outros se dedicavam à construção civil, trabalhavam na indústria ou como profissionais liberais. O sonho de voltar para a Espanha era esquecido, a medida que os filhos nasciam no Brasil e que na terra de acolhimento conseguiam acumular capital suficiente para prover seu próprio sustento e de sua família.

Discriminação

Os espanhóis não sofriam muitos preconceitos ao procurarem empregos, pois os cafezais estavam precisando de bastante trabalhadores. Porem eles eram molestados, o salário era baixo e a carga horária era altíssima.

A Espanha chegou ao ponto de restringir a ida de seus cidadãos devido aos maus-tratos contra espanhóis nas fazendas de café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com