TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Costumes De Goias

Exames: Costumes De Goias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  9.436 Visualizações

Página 1 de 2

A cultura goiana é vista como uma das mais ricas do País. Além da literatura e das artes em geral, um dos traços mais fortes é a cultura popular, as manifestações legítimas e espontâneas das populações. Elas compõem um vasto e diversificado universo de danças, festas, cultos, artesanatos, cantigas, folguedos infantis e culinária, entre outros aspectos.

Devido à sua condição geográfica (o fato de situar-se no Brasil Central), Goiás representa um verdadeiro caldeirão cultural. O que significa uma boa mistura de costumes e tradições de gente como nortistas, nordestinos, mineiros, paulistas e ainda aquelas originárias de índios e negros.

Por praticamente todos os 246 municípios do Estado há festas e cultos religiosos, algumas das quais chegam a misturar fé e folclore. Quase sempre são uma herança da colonização portuguesa e da fé católica. Assim, em cidades como Pirenópolis e Santa Cruz de Goiás têm-se as famosas Cavalhadas. São festas tradicionais que constituem uma encenação da luta entre mouros e cristãos. No lado religioso (com novenas e procissões), representam um culto ao Divino Espírito Santo. Nessa mesma direção, uma das mais conhecidas celebrações é a Procissão do Fogaréu, que acontece na Cidade de Goiás (antiga capital do Estado) por ocasião da Semana Santa. O ritual sacro-pagão encena a perseguição a Jesus Cristo, com mascarados com tochas, pelas ruas escuras da cidade.

Ao lado de danças, cantigas e rituais religiosos e profanos, há outros costumes goianos significativos. Como o mutirão das fiandeiras, durante o qual senhoras preparam o algodão para depois produzir tecidos. Enquanto isso, vão desfiando cantigas, em coro, num interessante ritual. Além do artesanato, a culinária goiana tem pratos conhecidos e apreciados por muitos. Como o arroz com pequi e o empadão de Goiás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com