TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Costumes Dos Escravos

Trabalho Universitário: Costumes Dos Escravos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  41.061 Visualizações

Página 1 de 2

Costumes dos Escravos

Os costumes que herdamos dos escravos foram vários.Dentre eles,podemos citar:

• Candomblé;

• Capoeira;

• Aprendemos a fazer farinha de mandioca,dela também fazemos o beiju,a tapioca;

• Feijoada,que era feita com a sobra das carnes;

• Azeite de Dendê,com ele fazemos o acarajé.

As principais leis da abolição

1ª-Lei Eusébio de Queirós:

Essa foi a lei que iniciou o processo de abolição da escravidão no Brasil. Decretou o fim do tráfico negreiro no Brasil, ou seja, não vinham mais negros de fora do país para serem escravos.

2ª-Lei do Ventre Livre:

Com essa lei, todos os filhos de escravos que nasciam desde então eram livres.

3ª - Lei do Sexagenário

Com essa lei, os escravos que (por milagre) chegassem aos 65 anos e não aos 60 como muitos acham, também eram livres.

4ª - Lei Áurea

Foi a apenas a oficialização da abolição. Não entravam mais escravos, não nasciam mais, os velhos deixavam de ser e, portanto, essa foi apenas a lei que oficializou que não há nenhum tipo de escravidão no Brasil.

A Herança cultural

Trazidos da África por volta de 1530, os escravos sustentaram a economia do Brasil por mais de 350 anos e ajudaram a enriquecer nossa cultura. Seus descendentes representam quase metade da população brasileira e sua influência cultural pode ser observada, principalmente, na música, nas danças, na religião e na culinária. O samba tem suas origens no continente africano. Durante a escravidão, os africanos reuniam-se em roda para cantar e dançar depois do trabalho. Batiam palmas e tocavam instrumentos de percussão, como atabaque, cuíca, agogô, marimba, ganzá e berimbau. Aos poucos, a sociedade brasileira assimilou o ritmo dos negros e, hoje, artistas e grupos musicais de renome mantêm vivas essas tradições, explorando a riqueza musical afro-brasileira. As principais danças herdadas dos negros são o maracatu, batuque e jongo. A principal, no entanto, é o samba, porque abrange primitivamente o samba de roda ou batuque, proveniente de Angola. Dele surgiram o baião e a chiba. O samba é considerado um tipo de música e dança e rapidamente se espalhou pela população e acabou sendo considerado a música típica do Brasil. A mistura bem-sucedida de luta, dança e rituais diversos deram origem à capoeira, outra herança africana bastante difundida. A influência africana também pode ser observada nos cultos religiosos. O candomblé cultua os orixás, que representam diversas forças da natureza. Como essa manifestação religiosa era proibida na época da escravidão, os negros começaram a louvar santos católicos, estabelecendo relações com os orixás. Essa união de cultos, em que Iemanjá se identifica com Nossa Senhora da Conceição, por exemplo, ficou conhecida como sincretismo religioso. Nossa culinária também recebeu forte influência da cultura africana. Principalmente na Bahia, pratos como acarajé, vatapá, caruru são bastante populares. Os negros também contribuíram com a difusão do inhame, cana-de-açúcar, azeite-de-dendê, leite de coco e pimenta-malagueta.

...

Baixar como  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »