TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Croácia, Camarões E México

Pesquisas Acadêmicas: Croácia, Camarões E México. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/6/2014  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 11

APOSTILA DE HISTORIA 8º ANO

RESUMO SOBRE BRASIL, CROACIA, CAMAROES E MEXICO

RESUMO SOBRE A CROÁCIA

A Croácia é um país jovem, é um país de recente criação, é um povo de origem eslava cuja história, até finais do século XX, andou muito ligada à da Ex-Jugoslávia. No entanto, seria errado dizer que o povo croata não teve história, pois na realidade, teve-a e muita. Após andarem para trás e para a frente, os croatas instalaram-se na localização actual da Croácia, cerca do século VII. Dois séculos mais tarde, no século IX, tornaram-se num dos povos mais poderosos da região. Posteriormente, passou a fazer parte – de certo modo - do Império Austro-Húngaro, embora esta situação tenha mudado após a Primeira Guerra Mundial e a extinção do Império.

Mais próximo dos nossos tempos, mais concretamente em 1868, a Croácia ganha autonomia nacional, embora permaneça sob a Autoridade Húngara. Depois, uniu-se aos Sérvios e aos Eslovenos e, em 1929, constituem a Jugoslávia. Esta situação duraria até à Segunda Guerra Mundial, quando a Jugoslávia é invadida e a Croácia passa a fazer parte, à força, das tropas do Eixo. Após a sua derrota, a Jugoslávia reunifica-se novamente sob o comando de Tito.

A situação mantém-se estévl até 1991, ano no qual a Croácia declara a sua independência em relação à Sérvia, o que não não é visto com bons olhos por estes últimos, e, inclusivamente, regiões como a Krajina e a Eslovénia negam-se a separar-se da Jugoslávia, tornando-se independentes da Croácia. Contudo, após 4 anos de guerra, as forças sérvias abandonam Krajina em 1995. Em 1998, a Croácia já tinha país, conseguindo o reconhecimento da ONU, e solicitando a sua entrada na União Europeia alguns anos mais tarde, concretamente em 2003, entrada que, neste momento, se encontra em estudo, embora se espere que tanto a Croácia como a Turquia entrem na UE antes de 2010.

O RESUMO DAS CARACTERISTICAS GERAIS DO MEXICO

O México (de nome oficial Estados Unidos Mexicanos) é um país localizado na América do Norte delimitado ao norte pelos Estados Unidos da América, a leste pelo Golfo do México e pelo Mar das Caraíbas, através dos quais se aproxima de Cuba, a sul pela Guatemala e por Belize, e a oeste pelo Oceano Pacífico. Além do território continental e ilhas adjacentes à costa, o México inclui também as Ilhas Revillagigedo, localizadas no Oceano Pacífico, a mais de 400 km a sul do Cabo San Lucas, na Baixa Califórnia.

Política A constituição mexicana de 1917 criou uma república federal presidencialista com separação de poderes entre ramos executivo, legislativo e judicial separados. Historicamente, o executivo é o ramo dominante, com o poder investido no presidente, que promulga e executa as leis emanadas do parlamento, o congresso federal, ou Congreso de la Unión.

O Congresso tem vindo a desempenhar um papel de importância crescente desde 1997, quando os partidos da oposição pela primeira vez conquistaram ganhos importantes. O presidente também legisla por decreto executivo em certos campor económicos e financeiros, usando poderes delegados pelo Congresso. O presidente é eleito por sufrágio universal para mandatos de 6 anos e não pode voltar a exercer o cargo. Não existe vice-presidente; no caso de demissão ou de morte do presidente, um presidente provisório é eleito pelo Congresso. O Congresso Nacional é bicameral e composto por um Senado (Cámara de Senadores) e uma Câmara de Deputados (Cámara de Diputados). A reeleição consecutiva é proibida. Os senadores são eleitos para mandatos de 6 anos, e os deputados servem durante 3 anos. Os ocupantes dos 128 lugares do Senado são escolhidos através de uma mistura de eleição directa e de representação proporcional. Na Câmara (baixa) dos Deputados, 300 dos 500 deputados são eleitos directamente em círculos uninominais, e os restantes 200 lugares são eleitos através de uma forma modificada de representação proporcional com base em cinco regiões eleitorais. Estes 200 lugares foram criados para ajudar os partidos mais pequenos a ter acesso ao parlamento.

Geografia

Localizado na parte sudoeste do continente norte-americano e de forma aproximadamente triangular, o México estende-se por mais de 3000 Km de noroeste a sudeste. A sua largura varia entre mais de 2000 km no norte e menos de 220 km no istmo de Tehuantepec, no sul. O México tem litorais em duas grandes massas de água: o oceano Pacífico (com o golfo da Califórnia entre o continente e a península da Baixa Califórnia) a ocidente e, a oriente, o golfo do México e o mar das Caraíbas, que conduzem ao oceano Atlântico. Nos litorais encontram-se planícies costeiras, ao passo que o México central consiste de planaltos elevados e montanhas escarpadas, incluindo vulcões, o mais elevado dos quais é o Pico de Orizaba, com 5610 m de altitude.

O terreno e o clima variam dos desertos do norte à floresta húmida tropical no sul. Os principais rios mexicanos são o Lerma, Río Bravo del Norte (também conhecido como Rio Grande), o Grijalva, o Balsas e o Yaqui

Economia - O México possui a segunda maior economia da América Latina e a 13ª maior economia mundial (quando utilizando PIB PPC), possuíndo um PNB de US$753,394 bilhões.

A economia do México baseia-se no comércio, na indústria, na agricultura e na exploração mineira. As culturas dominantes são a cana-de-açúcar, o milho, o trigo, o sorgo, a laranja, a banana, a manga, o abacate, o feijão, o tomate, o limão, o melão, a batata, a cevada, o café, a soja, o arroz, o ananás, o morango, o algodão e a noz. A expansão da agricultura e a criação de gado (30 milhões de cabeças de gado bovino) tiveram um enorme impacto sobre as áreas de floresta que, no período de 1981-90, desapareceram à razão de 6,8% em cada ano. A indústria extractiva engloba o petróleo, o ferro, o zinco, o cobre, o chumbo, o manganésio, o mercúrio, a prata, o ouro, o sal, a gipsita, o enxofre e a barite. Os produtos industriais são o equipamento para os transportes, os produtos alimentares, as bebidas, o tabaco, os produtos químicos, os produtos metálicos, os produtos minerais, os derivados do papel e os têxteis. Os principais parceiros comerciais do México são os EUA, a Espanha, a Alemanha, o Canadá e o Japão.

HISTÓRIA DA REPÚBLICA DE CAMARÕES

Camarões é ocupado no século X por bantos que praticam o pastoreio e a agricultura... Entre os séculos XVI e XIX, torna-se entreposto de escravos e de produtos tropicais...

Primeiramente explorado pelo navegador português Fernando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com